O Comité Executivo da UEFA aprovou esta quinta-feira o formato de qualificação europeia para o Mundial2022 de futebol, com o apuramento direto dos vencedores dos 10 grupos, aos quais se vão juntar três seleções provenientes dos playoffs.
Em comunicado, o organismo que rege o futebol europeu dá conta da aprovação dos procedimentos para o sorteio desta fase, que está dependente da confirmação da FIFA, tendo em vista a organização das seleções em 10 grupos, cinco de seis equipas e cinco de cinco.
O apuramento vai ser disputado em formato de campeonato, com jogos em casa e fora, levando a que os 10 vencedores se qualifiquem diretamente para o campeonato do mundo de 2022, que vai ser disputado no Qatar.
As restantes três vagas europeias vão ser disputadas pelos 10 segundos classificados de dos grupos nos 'play-offs', que vão contar com duas equipas provenientes da Liga das Nações.
O 22.º campeonato do mundo vai ser o primeiro a ser disputado num país árabe e também o primeiro, desde as edições inaugurais, em 1930 e 1934, que vai ocorrer num país que nunca esteve presente numa fase final.
A Europa é o continente com mais vagas para o Mundial2022, o último antes do alargamento para 48 equipas, seguida das atribuídas às confederações de África (cinco), América do Sul (quatro ou cinco), Ásia (quatro ou cinco), América do Norte e Central e Caraíbas (três ou quatro) e Oceânia (zero ou uma), além do país anfitrião.
Por LusaRevelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Tudo aconteceu na final da Leagues Cup diante dos Seattle Sounders
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque