As Federações de futebol da Suécia, Polónia e República Checa emitiram, esta quinta-feira, um comunicado conjunto onde apelam à FIFA e à UEFA que os jogos do playoff de acesso ao Mundial'2022, que se realiza no Qatar, não sejam disputados em território russo, na sequência da invasão russa à Ucrânia.
"Baseados no atual desenvolvimento alarmante do conflito entre Rússia e a Ucrânia, incluindo a situação de segurança, as Federações de Futebol da Polónia, Suécia e República Checa expressam a sua firme posição de que os jogos de playoff de acesso ao Mundial FIFA 2022 no Qatar, agendados para 24 e 29 de março, não devem ser disputados no território da Federação Russa", lê-se.
As federações que assinam o documento "não admitem viajar para a Rússia e disputar lá jogos de futebol". "A escalada militar que observamos implica sérias consequências e uma considerável insegurança para as nossas equipas nacionais e delegados oficiais", refere o comunicado. "Esperamos que a FIFA e UEFA reajam imediatamente e apresentem alternativas quanto aos locais onde esses jogos possam ser disputados", lê-se ainda.
O grupo B do playoff de acesso ao Mundial tem duelos ente Rússia e Polónia e entre Suécia e República Checa na primeira fase, com os vencedores a defrontarem-se depois na disputa de uma vaga na cimeira do Qatar.
O encontro entre russos e polacos está agendado para 24 de março, às 17 horas, em Moscovo, no Estádio do Dínamo. Se a Rússia vencer, jogaria também o encontro decisivo na condição de visitada.
Por RecordDoha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'