Grupo A
Grupo B
Grupo C
Grupo D
Grupo E
Grupo F
Grupo G
Grupo H
06/09/2021

Superclássico entre Brasil e Argentina suspenso após bronca com autoridades sanitárias

Tinham decorrido apenas cinco minutos quando elementos da Anvisa entraram em campo e pediram a suspensão da partida

Momentos-chave

00:31 06.09.2021

Superclássico entre Brasil e Argentina foi notícia mundial pelas piores razões

Estava tudo a postos a ver mais um superclássico entre Brasil e Argentina, a contar para a fase de qualificação sul-americana para o Mundial'2022, quando a partida foi prontamente interrompida aos cinco minutos de jogo por elementos da Anvisa, autoridade sanitária do Brasil. Em causa, estava a presença de quatro jogadores argentinos (Martínez, Giovani Lo Celso, Cristian Romero e Emiliano Buendí) que terão supostamente violado as regras impostas pelas autoridades de saúde brasileiras.

Ficou instalada a polémica no relvado no Arena Corinthians. Os jogadores argentinos foram convidados a sair do relvado, recolheram aos balneários e por lá ficaram durante quase três horas. Já a seleção brasileira, por ordem de Tite, continuou no relvado e até aproveitou para realizar uma sessão de treinos, que contou com a presença do público que estava nas bancadas do estádio... para assistir ao encontro que nunca mais retomou.

Em comunicados, as duas federações mostraram-se lado a lado, afirmando que nunca violaram as regras impostas pelas autoridades de saúde locais, revelando alguma indignação pelo facto como a Anvisa acabou por agir, uma vez que a presença dos jogadores argentinos no país já era pública há alguns dias. 

A CONMEBOL, também em comunicado oficial, remeteu para a Comissão Disciplinar da FIFA, que aguarda o relatório do árbitro e do delegado do encontro para decidir o que fazer. Será uma boa novela para se acompanhar nos próximos dias...

23:40 05.09.2021

Responsável de saúde brasileiro explica o que vai suceder aos quatro jogadores argentinos

À ESPN Brasil, Antonio Barra Torres explicou o que vai suceder aos quatro jogadores argentinos que não cumpriram o protocolo sanitário à chegada ao Brasil. "Esses quatro atletas serão deportados e antes de deixarem o país serão autuados e multados. É óbvio que houve agravantes, pois já o seriam pelo facto de terem preenchido informações falsas na declaração de saúde de viajante, já que omitiram a passagem pelo Reino Unido, mas houve também a infração de não cumprir a quarentena e obviamente que qualquer outra que tenha surgido, até por estarem no estádio, precisaremos da informação dos elementos da Anvisa que estavam lá".

23:37 05.09.2021

A reação oficial da Associação de Futebol Argentino à polémica

"O futebol não deve viver este tipo de episódios que atentam o espírito desportivo". Foi com esta frase forte que a Associação de Futebol Argentino (AFA) se expressou este domingo pela suspensão da partida entre Brasil e Argentina, a contar para a fase de qualificação sul-americana para o Mundial'2022.

O comunicado oficial da AFA:

"A Associação de Futebol Argentino (AFA) expressa o seu profundo mal-estar pela suspensão do encontro entre a seleção argentina e a seleção do Brasil, em São Paulo.

"Tal como a CBF, a AFA encontra-se surpreendida pela ação da Anvisa uma vez que iniciada a partida. Cabe assinalar que a Delegação albiceleste se encontrava em território brasileiro desde as 8 horas do dia 3 de setembro, cumprindo com todos os protocolos sanitários vigentes regulados pela CONMEBOL para o normal desenrolar das Eliminatórias rumo a Qatar 2022.

"Tal como informaram os oficiais da CONMEBOL e o árbitro do encontro, os antecedentes serão agora remetidos para o órgão competente, a FIFA, em conformidade com a regulamentação vigente.

"O futebol não deve viver este tipo de episódios que atentam o espírito desportivo de uma competição tão importante", pode ler-se.

Pub
23:21 05.09.2021

Argentina abandona finalmente o estádio

Praticamente três horas depois de ter estalado a polémica, a Argentina deixa finalmente a Arena Corinthians.

23:11 05.09.2021

Brasil já saiu... Argentina ainda não

22:47 05.09.2021

CBF diz aguardar decisão da CONMEBOL e da FIFA sobre o Brasil-Argentina

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reagiu este domingo em comunicado aos incidentes que acabaram por suspender a partida entre Brasil e Argentina, a contar para a fase de qualificação sul-americana para o Mundial'2022.

Eis o comunicado na íntegra:

"A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lamenta profundamente os factos ocorridos e que acabaram por provocar a suspensão da partida entre Brasil e Argentina, válida para as Eliminatórias para o Mundial FIFA Qatar 2022.

"A CBF defende a implementação dos mais rigorosos protocolos sanitários e cumpre-os na sua integralidade. Porém, ressalta que ficou absolutamente surpresa com o momento em que a ação da Agência Nacional da Vigilância Sanitária ocorreu, com a partida já tendo sido iniciado, visto que a Anvisa poderia ter exercido a sua atividade de forma muito mais adequada nos vários momentos e dias anteriores ao jogo.

"A CBF destaca ainda que em nenhum momento, por meio do presidente interino, Ednaldo Rodrigues, ou dos seus dirigentes, interferiu em qualquer ponto relativo ao protocolo sanitário estabelecido pelas autoridades brasileiras para a entrada de pessoas no país. O papel da CBF foi sempre o da tentativa de promover o entendimento entre as entidades envolvidas para que os protocolos sanitários pudessem ser cumpridos e o jogo fosse realizado.

"A CBF reitera a sua deceção com os acontecimentos e aguarda a decisão da CONMEBOL e da FIFA em relação à partida", pode ler-se.

Pub
22:39 05.09.2021

O que diz o regulamento da FIFA nestes casos?

"Se uma federação se retirar, se uma partida não se disputar ou se for suspensa de forma definitiva por forças maiores, a FIFA decidirá as medidas que se devam adotar e as ações que considere necessárias. No caso concreto em que uma partida não chegue a ser disputada ou seja suspensa de forma definitiva por causas de força maior, a FIFA poderá decretar a sua repetição."

22:25 05.09.2021

Plantel argentino continua no balneário

O plantel da Argentina continua no interior do balneário, onde aguarda garantias de que nenhum jogador vai ficar retido no Brasil.

22:11 05.09.2021

A reação de Agüero à suspensão do Brasil-Argentina

Un comentario sobre esto ? El mío es : Niaaaaaaaaaaaaaaa ‍?? ‍??

Pub
21:59 05.09.2021

Jogadores brasileiros atiram bolas para as bancadas no final do treino

Jogadores acenam e chutam bolas para o público antes de deixarem o campo. É o que restou pra quem veio achando que assistiria a um dos maiores clássicos do futebol mundial e só pôde acompanhar um rachão #trbrasil pic.twitter.com/ROC1E0ztCJ

21:53 05.09.2021

Batedores da Polícia Federal brasileira esperam no exterior do estádio a saída dos autocarros

21:50 05.09.2021

Terminou a sessão de treinos do Brasil

Pub
21:46 05.09.2021

Dezenas de elementos da Polícia Federal brasileira aguardam saída da comitiva argentina

Dezenas de policiais à espera da seleção argentina para escolta na saída do estádio #trbrasil pic.twitter.com/P73ONc3v3o

21:44 05.09.2021

Árbitro e delegado do Brasil-Argentina vão enviar relatório à Comissão Disciplinar da FIFA

El árbitro y el comisario del partido elevarán un informe a la Comisión Disciplinaria de la FIFA, la cual determinará los pasos a seguir. Estos procedimientos se ciñen estrictamente a las reglamentaciones vigentes.

21:33 05.09.2021

Equipamentos da seleção argentina estão a ser colocados nos autocarros

Equipamentos da seleção argentina estão a ser colocados nos autocarros e a comitiva da albiceleste prepara-se para abandonar agora o estádio. 

Pub
21:25 05.09.2021

"Escândalo mundial": imprensa argentina não poupa nas palavras após suspensão do jogo com o Brasil

21:23 05.09.2021

Momento à parte de toda a polémica: guarda-redes Weverton faz um golaço e público aplaude

Weverton, guarda-redes da seleção brasileira, acabou de protagonizar um golaço no treino da canarinha! Até o público se levantou para aplaudir!

21:20 05.09.2021

Presidente da CBF: «Delegado da partida disse que os jogadores podiam jogar, para depois serem deportados»

"Todos levaram um susto. Primeiro quero dizer que é lamentável um episódio deste tipo. Brasil e Argentina desperta o interesse de todo o mundo. Há três dias, pelo que tomamos conhecimento, a Anvisa já estava a acompanhar a seleção da Argentina. Se estava acompanhando, e tem o protocolo da Anvisa. Tudo isto causou-nos muita estranheza, deixar [as equipas irem para o relvado] para depois que o jogo se iniciasse. Em momento algum a CBF foi parte, por quem quer que seja, com relação a qualquer negociação para retirar atletas da equipa. Muito pelo contrário, a CBF respeita as normas sanitárias, isso seria uma situação da Conmebol com a Anvisa. Ainda antes da partida se iniciar, o delegado da partida disse que [os jogadores] poderiam jogar, para depois serem deportados. Mas depois, por um motivo que a CBF não conhece, mudaram", disse o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, em declarações à 'SporTv'.

Pub
21:16 05.09.2021

Lionel Scaloni: «Em nenhum momento nos avisaram que não podiam jogar o encontro»

"Isto deixa-me muito triste, não procuro culpados. Não era o momento. Isto devia ter sido uma festa para todos, para desfrutarmos e acabou nisto... Em nenhum momento nos avisaram que não podiam jogar o encontro. O delegado da CONMEBOL disse-me para irmos para o balneário e foi isso que fiz. Queríamos jogar, tal como os brasileiros", disse Lionel Scaloni, selecionador da Argentina, em declarações à 'TyC Sports'.

21:15 05.09.2021

Presidente da AFA fala em "episódio lamentável": «Quatro pessoas entraram no relvado sem máscara e interromperam um jogo»

As declarações de Claudio Tapia, presidente da AFA, à 'TyC Sports'.

"Em nenhum momento nos avisaram que não podíamos jogar. CONMEBOL disse para que fôssemos para o balneário. Estamos a ser prejudicados, queríamos jogar, assim como os jogadores do Brasil. Não podemos falar de mentiras. Temos uma legislação sanitária para os torneios sul-americanos. Temos um protocolo vigente e nós cumprimos tudo isso. Hoje viveu-se algo lamentável no futebol, uma imagem muito má: quatro pessoas sem máscara a entrar num relvado e a interromper um jogo. Estamos preparados para voltar à Argentina. CONMEBOL e FIFA sabem que foi um fator externo ao jogo e avaliaram a possibilidade de sairmos de campo."

21:08 05.09.2021

Paredes regressa ao relvado e troca camisola com Neymar

Leandro Paredes regressou ao relvado, chamou Neymar, companheiro de equipa no Paris Saint-Germain, e trocou de camisola com o brasileiro antes de abandonar o estádio.

Leandro Paredes voltou ao campo, chamou Neymar e pediu pra trocar camisa com o companheiro de PSG antes de ir embora #trbrasil pic.twitter.com/G3oJMlZ0Bk

Pub
21:06 05.09.2021

Montado cerco ao autocarro da seleção argentina

Montaram um cerco para isolar os ônibus da seleção argentina. Jogadores devem sair em breve #trbrasil pic.twitter.com/mwR4WpGNM0

21:04 05.09.2021

Treino da seleção canarinha vai contar com presença do público nas bancadas

Seguranças formam um cordão nas primeiras fileiras do setor Oeste da Arena. Algumas pessoas já foram embora, mas muita gente segue por aqui, mesmo após o anúncio de que não haverá mais jogo #trbrasil pic.twitter.com/jvKrE7swjg

21:01 05.09.2021

CONMEBOL confirma suspensão do Brasil-Argentina

"Por decisão do árbitro da partida, o encontro organizado pela FIFA entre Brasil e Argentina para as eliminatórias do Mundial'2022 ficará suspenso", pode ler-se na curta reação do organismo que tutela o futebol sul-americano.

Por decisión del árbitro del partido, el encuentro organizado por FIFA entre Brasil y Argentina por las Eliminatorias para la Copa del Mundo queda suspendido.

Pub
20:59 05.09.2021

«Vamos treinar!»: Neymar chama restantes jogadores para a... sessão de treinos

"Vamos treinar!". Foram bem audíveis as palavras de Neymar para os restantes companheiros de equipa após a reunião com Tite junto às linhas laterais do relvado. Ao que tudo indica, os jogadores argentinos vão mesmo abandonar o estádio para regressar à unidade hoteleira onde estavam hospedados horas antes do jogo.

20:55 05.09.2021

Argentina vai abandonar o estádio; jogadores brasileiros vão... treinar

Ligaram os ônibus da delegação da Argentina e a porta do vestiário foi aberta #trbrasil pic.twitter.com/JfIRs1X49i

Pub
20:54 05.09.2021

Equipa de arbitragem não está no relvado

20:53 05.09.2021

Comitiva brasileira toda reunida no relvado

20:53 05.09.2021

AFA está a tentar que os jogadores argentinos regressem ao relvado

A 'Globoesporte' revela que Juninho Paulista, coordenador de seleções da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), afirmou que a Associação de Futebol Argentina está a tentar, juntamente com as autoridades de saúde brasileiras, que os jogadores argentinos regressem ao relvado para que a partida possa ser retomada.

Pub
20:45 05.09.2021

As palavras de Tite após jogadores argentinos abandonarem campo

Neymar parece bastante irritado com toda essa confusão. Daqui deu para ver Tite conversando com o camisa 10 e o preparador físico Fábio Mahseredjian pedindo calma a ele #trbrasil pic.twitter.com/kGwxCAzj76

20:43 05.09.2021

Jogadores do Brasil mantêm-se no relvado, com Tite a dar toques na bola

Pub
20:42 05.09.2021

Autocarro da Argentina no interior do estádio

Ainda à espera de uma definição, batedores estão a postos aqui. Ônibus também foram estacionados perto dos vestiários #trbrasil pic.twitter.com/t1kBrOGCfT

20:38 05.09.2021

Lionel Scaloni, selecionador argentino, rejeita voltar ao relvado

"Por que não autuaram antes? Por que deixaram entrar em campo?", atirou Lionel Scaloni, selecionador da Argentina em declarações citadas pelo 'Globoesporte', afirmando que o treinador recusa-se a entrar novamente em campo depois de ter sido interrompido pelas autoridades sanitárias brasileiras, a Anvisa.

Pub
20:33 05.09.2021

Diretor-presidente da Anvisa diz que os quatro jogadores têm de ser deportados

"Eu não tenho conhecimento da lei desportiva, não posso opinar sobre isso. O que sei do aspecto sanitário, é que esses quatro jogadores precisam de ser deportados do Brasil. Serão autuados e multados por uma sequência de infrações sanitárias. A primeira infração foi não cumprir o isolamento, a anterior não responder de maneira fidedigna o questionário do viajante, e agora ao jogar. Com mais de 500 mil mortos, no meio da pandemia, as ordens não estão a ser cumpridas a mando não sei de quem", atirou o diretor-presidente da Anvisa, em declarações citadas pela imprensa brasileira.

20:31 05.09.2021

Messi volta aos balneários, depois de conversa com Tite, Neymar e elementos da autoridade sanitária brasileira

20:29 05.09.2021

«Por que não vieram antes?»: Messi questiona 'timing' de intervenção das autoridades de saúde brasileiras

Messi voltou a campo, já sem uniforme, e conversa agora com Tite, Neymar e outros jogadores brasileiros. Segue o impasse sobre o reinicio do jogo #trbrasil pic.twitter.com/aRpYziaJuN

Pub
20:25 05.09.2021

Diretor-presidente da Anvisa explica toda a situação

Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa, explicou à TV Globo o motivo que levou às autoridades sanitárias brasileiras a entrarem em campo e interromperem o Brasil-Argentina.

"São quatro jogadores. Eles, ao chegarem em território nacional, apresentam a declaração de saúde do viajante. Neste documento não falava que eles passaram por um dos três países que estão restritos, justamente para a contenção da pandemia. Mas depois foi constatado que eles passaram pelo Reino Unido. Foi constatado entre ontem de noite e hoje. Chegamos nesse ponto porque tudo aquilo que a Anvisa orientou, desde o primeiro momento, não foi cumprido. Eles tiveram orientação para permanecer isolados para aguardar a deportação. Mas não foi cumprido. Eles se deslocam até o estádio, entram em campo, há uma sequência de descumprimentos", disse o diretor-presidente da Anvisa.

20:23 05.09.2021

Dani Alves e Lionel Messi conversam nos túneis de acesso

Daniel Alves e Lionel Messi conversam nos túneis de acesso do estádio.

20:22 05.09.2021

A primeira reação da seleção argentina

#Eliminatorias

Por el momento, el encuentro se encuentra interrumpido.

Pub
20:20 05.09.2021

Tite diz para os jogadores brasileiros se manterem em campo

Jogadores e membros da comissão técnica da Seleção seguem em campo sem saber se a partida será retomada. Enquanto isso, Neymar e Gabigol se divertem identificado algum conhecido nas arquibancadas #trbrasil pic.twitter.com/g1LiKXhMug

20:17 05.09.2021

O momento em que as autoridades sanitárias brasileiras interromperam o Brasil-Argentina

20:13 05.09.2021

Jogadores argentinos abandonam relvado!

Pub
20:12 05.09.2021

8' - Já passaram três minutos desde que o encontro ficou interrompido pela entrada das autoridades sanitárias brasileiras no Brasil-Argentina.

20:10 05.09.2021

Elementos da autoridade sanitária local presente no relvado

5' -Elementos da autoridade sanitária local presente no relvado. Encontro interrompido!

20:07 05.09.2021

3' - Já aquece o superclássico! Romero com entrada dura sobre Éder Militão e jogadores brasileiros reclamam o primeiro cartão da partida. O árbitro não foi ao bolso.

Pub
20:06 05.09.2021

Arranca o superclássico!

1' - Arranca o superclássico entre Brasil e Argentina!

19:57 05.09.2021

Equipas de Brasil e Argentina já entram em campo

As equipas iniciais de Brasil e Argentina já se encontram no relvado para dar início ao superclássico.

19:51 05.09.2021

Brasileiros também já pisaram o relvado antes do apito inicial

#SeleçãoBrasileira no aquecimento para o jogão de daqui a pouco. É CLÁSSICO!

x - 16h | #BRAxARG #Eliminatorias

Fotos: Lucas Figueiredo / CBF pic.twitter.com/q0N34GjRHf

Pub
19:41 05.09.2021

Jogadores argentinos já fazem exercícios de aquecimento

#Eliminatorias Entrada en calor en São Paulo.

¡En veinte minutos comienza a rodar la pelota! ?

Juega el campeón, ¡#VamosArgentina ! pic.twitter.com/RghXdIVDdd

19:25 05.09.2021

Três dos quatro jogadores argentinos que estiveram em risco de deportação são titulares

Emiliano Martínez, Giovani Lo Celso e Cristian Romero, três dos quatro jogadores que este domingo estiveram perto de serem deportados, por ordem da Anvisa, organismo de saúde local, estão entre os 11 eleitos por Lionel Scaloni para o superclássico com o Brasil. Emiliano Buendía, o outro jogador envolvido na polémica, é a única exceção.

19:10 05.09.2021

O onze da Argentina

Pub
18:14 05.09.2021

Duelos entre companheiros de equipa em perspetiva

Para além do óbvio duelo entre Neymar e Lionel Messi, ambos companheiros de equipa no Paris Saint-Germain, o encontro deste domingo poderá preparar um embate entre Nicolás Otamendi e Lucas Veríssimo, defesas-centrais que formam dupla no Benfica.

18:12 05.09.2021

Superclássico entre Brasil e Argentina aquece qualificação sul-americana para o Mundial'2022

O superclássico entre Brasil e Argentina disputa-se este domingo, a partir das 20 horas, em duelo a contar para a fase de qualificação sul-americana para o Mundial'2022, um encontro que poderá acompanhar ao minuto no site e aplicação móvel de Record.

Pub
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo