O Santiago Bernabéu vai acolher a final do Mundial’2030. A informação é dada pelo jornal ‘Marca’ que garante que Portugal, Espanha e Marrocos vão reunir-se na segunda-feira de forma a chegar a um consenso, no que toca à distribuição dos estádios. A boa relação entre o Real Madrid e a FIFA foi um fator determinante para a escolha do palco para a final da prova e a imprensa espanhola garante que este aspeto foi fundamental para o processo avançar.
Com o dia 31 a aproximar-se – data limite imposta pela FIFA para formalização dos estádios que vão receber a competição –, o número de sedes a propor pela Espanha é um tópico ainda por resolver. O governo considera importante que várias regiões do país estejam representadas no Mundial’2030 e foram propostas 12 ou 13 sedes, com Vigo e Valência, que num momento inicial estavam fora do projeto, a juntarem-se à equação. Contudo, tanto Portugal como Marrocos, poderão estar reticentes a este pedido. Recorde-se que Portugal apenas vai contribuir com três estádios [Estádio da Luz, Estádio do Dragão e Estádio José Alvalade], enquanto Marrocos conta com seis. Para além disso, Argentina, Uruguai e Paraguai vão receber um jogo da primeira jornada da competição de forma a celebrar o centenário do Mundial’1930, o primeiro da história. Caso se confirmem os 13 estádios espanhóis, o Mundial’2030 vai acontecer em 25 estádios de futebol e em seis países diferentes, algo nunca antes visto.
Segundo o diário ‘Sport’, Portugal e Marrocos devem rejeitar a proposta espanhola de 13 estádios mas, caso aceitem, uma das meias-finais do Mundial’2030 poderá acontecer em território português ou marroquino, ao contrário do que era previsto. De forma a não perder a final, Espanha poderá aceitar uma contraproposta.
Por João Daniel Cruz