O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, esteve na quinta-feira reunido em Nova Iorque com o presidente da FIFA para discutir os trabalhos de preparação para o Mundial'2030, divulgou o líder do organismo que rege o futebol mundial.
O encontro, que teve direto a fotografias na página oficial de Gianni Infantino na rede social Instagram, decorreu à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas e contou também com o primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, e o primeiro-ministro de Marrocos, Aziz Akhannouch, países de vão igualmente receber o Campeonato do Mundo de 2030.
"O Campeonato do Mundo da FIFA de 2030 será uma grande celebração que unirá o mundo de uma forma que apenas o futebol consegue fazer", lê-se no Instagram do presidente da FIFA.
A organização do Mundial2030 em Portugal, Espanha e Marrocos foi ratificada em 11 de dezembro de 2024 no Congresso da FIFA, numa competição que também passará pela América do Sul, nomeadamente por Argentina, Paraguai e Uruguai, que irão acolher três partidas da fase final, como forma de celebrar o centenário da competição, cuja primeira edição decorreu no Uruguai, em 1930.
Portugal, que recebeu o Euro2004, vai organizar pela primeira vez o Campeonato do Mundo, tal como Marrocos, que repete este ano o estatuto de anfitrião da Taça das Nações Africanas (CAN), estreado em 1988, enquanto a Espanha já albergou o Euro'1964 e o Mundial'1982.
Os três estádios portugueses que vão acolher jogos do Mundial2030 serão o Estádio da Luz e o Estádio José Alvalade, ambos em Lisboa, e o Estádio do Dragão, no Porto.
Também na quinta-feira, Infantino apelou à paz no mundo, especialmente em Gaza e na Ucrânia, depois de ter receber o Prémio Cidadão Global em Nova Iorque.
"Vivemos num mundo dividido. Caros líderes, acreditamos em vós. Precisamos de paz. É precisar acreditar na paz e trabalhar para ela. É preciso criar oportunidades para que as pessoas se encontrem. Esse é o objetivo do mundo do desporto.
O prémio foi entregue por Tom Brady, antigo estrela do futebol americano, num evento em que estiveram presentes alguns líderes mundiais, com o presidente de França, Emmanuel Macron, e da Argentina, Scott Bessent, bem com atuais membros da administração da Casa Branca.
Por LusaSecretário de Estado Adjunto e da Administração Interna abordou competição
Gianni Infantino partilhou imagens nas redes sociais
Antigo selecionador alemão Joachim Löw não deixou nada por dizer
Estádio Príncipe Moulay Abdellah tem capacidade para quase 69 mil pessoas
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Anis Kalajdzic terá tentado tirar a própria vida logo após o homicídio, mas sem sucesso
Resultado de 3-0 foi construído apenas na 2.ª parte, já nos minutos finais
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
Segundo o organismo, a decisão surge para "valorizar o jogo, enquanto produto televisivo"
Anders Torstensson cede o lugar ao adjunto Karl Marius Aksum e assume o lugar de diretor técnico