«Inserir valores até ao resultado que nos convém»: 'El Mundo' revela áudios da reunião que tirou Vigo do Mundial'30

Estádio constava da lista inicial, mas foi preterido pelo Anoeta

Balaídos ficaram de fora do Mundial'2030
Balaídos ficaram de fora do Mundial'2030 • Foto: Reuters

O 'El Mundo' revelou novos dados sobre as suspeitas de manipulação na escolha dos estádios espanhóis para o Mundial'2030, que viu os Balaídos, em Vigo, serem preteridos à última hora pelo Anoeta, em San Sebastián.

Foram agora divulgados áudios de uma reunião da comissão organizador, nos quais se ouve a diretora da candidatura María Tato a assumir a intenção de alterar os resultados iniciais. "Vamos inserir valores até chegar a um resultado que nos convenha", ouve-se.

Numa reunião em que fica patente alguma falta de coordenação quanto aos critérios, chega a ser questionado, por exemplo, se o facto de um dos estádios ter "recebido um concerto dos Guns'n'Roses" é um fator de valorização.

Confessando que o processo "vai demorar mais tempo do que o previsto", apesar da lista já estar elaboradas, Tato enumera depois algumas hipóteses que podem ajudar a desvalorizar os Balaídos face ao Anoeta. Como, por exemplo, a pequena dimensão dos aeroportos na Galiza e falta de ligações para Marrocos, outro dos países organizados, a par de Portugal.

Em sentido contrário, a comissão procede aos ajustes que favorecem o Anoeta. O decisivo terá sido a subida repentina de 15 pontos para 20 (máximo) no subfator relacionado com a necessidade de obras antes do início da competição.

Vamos inserir valores até chegar a um resultado que nos convenha"


O 'El Mundo' divulga alguns emails trocados por María Tato com outros membros da candidatura e com Rafael Louzán, à data vice-presidente e agora presidente da federação espanhola.

Num deles parece anuir que os próprios critérios do Governo espanhol parecem dar primazia a Vigo, por conta de "critérios estratégicos" que valorizavam, por exemplo, o facto de fazer fronteira com Portugal, outro dos países-sede.

A 27 de junho, dois dias após a referida reunião, Tato recebe um email com dois documentos... um com a lista inicial, em que Vigo se qualificava para ser cidade-sede, e outro com a lista alterada, já a beneficiar o Anoeta. No dia seguinte, envia aos responsáveis da RFEF a lista que dá primazia ao Anoeta.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Mundial 2030
Notícias
Notícias Mais Vistas