O Estádio Mané Garrincha, em Brasília, que este sábado receberá o jogo inaugural da Taça das Confederações, entre o Brasil e o Japão, é o campeão dos gastos de todos os seis recintos que serão utilizados na prova e no Mundial'2014. Com capacidade para 71 mil espetadores e depois de já ali terem sido gastos mais de 430 milhões de euros, cada lugar ficará ao custo de 6 mil euros.
O antigo avançado e atual deputado federal Romário, eleito pelo Partido Socialista Brasileiro no estado do Rio de Janeiro, publicou esta quinta-feira um relatório da série de visitas que ele próprio e outros deputados realizaram nos últimos meses às cidades que vão receber a Taça das Confederações e alertou para os aumentos substanciais dos custos inicialmente estimados.
Segundo Romário, o recinto mais barato na relação preço/lotação é o Arena Castelão, em Fortaleza. O estádio, com capacidade para 60.326 espetadores, custou cerca de 3 mil euros por assento. Segundo o relatório de Romário, o recinto que menos custou aos cofres públicos dos diferentes estados brasileiros foi o Arena Pernambuco, no Recife, cujas obras não ultrapassaram os 175 milhões de euros.
No seu relatório, Romário refere-se ainda a pequenos atrasos nas obras de alguns dos aeroportos, mas nenhum que possa preocupar a organização do Mundial'2014.
Um das notas mais interessantes do relatório de Romário tem a ver com o facto de terem sido precisamente nos estádios construídos através de PPP’s (parcerias público-privadas) que se verificaram as menores derrapagens de custos e atrasos nas entregas das obras. Os mais caros e atrasados foram os únicos construídos apenas com dinheiros público, o Mané Garrincha, em Brasília, e o Maracanã, no Rio de Janeiro.
A equipa tunisina chegou ao intervalo em desvantagem, por causa um tento do marroquino El Karti, aos 44 minutos, mas refez igualdade na segunda parte, aos 54, por Chaouat.
Durante a Taça das Confederação foram realizadas um total de 379 provas
Portista assegura não ter qualquer problema com o selecionador
Esquerdino foi operado e só regressa em outubro ou novembro
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Norte-americano Greg Louganis vendeu a casa e partiu para o Panamá para uma jornada de autodescoberta
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo