Jornal 'Marca' reuniu opiniões de especialistas sobre o extremo espanhol do Wolverhampton
Adama Traoré não pára de impressionar. A evolução do porte físico do extremo espanhol de 24 anos é notável e não passa despercebida dentro e fora das quatro linhas. Muitos questionam se o corpo do jogador do Wolverhampton é ou não adequado para um jogador de futebol, ou se estaremos perante uma tendência crescente no desporto-rei. Face a estas questões, o jornal 'Marca' falou com especialistas espanhóis em questões físicas para tentar tirar as dúvidas.
Vicente Calvo, responsável pela preparação física do tenista espanhol Feliciano López, admite que a estampa de Adama Traoré "não deixa de ser surpreendente" para um extremo. "Coman, do Bayern Munique, pode ser visto como um 'animal', mas tem uma compleição parecida a um velocista. Já vimos avançados-centro com um corpo assim, como é o caso de Lukaku, mas Adama é uma exceção na sua posição de extremo".
E Calvo lembra um lance no recente particular da Espanha contra Portugal, em Alvalade, que se tornou viral, para defender que o caso de Adama Traoré deve ser estudado geneticamente. "Nem todos poderão ficar como Adama Traoré. Mais parece um jogador da NFL. Mas o futebol vai nessa direção. Quando Adama partiu para cima de Trincão parecia um búfalo. Ele exibe enorme força e velocidade e sem prejudicar a agilidade", constata o especialista.
Vicente Calvo garante ainda que o trabalho físico é "uma obrigação" no futebol atual e dá como exemplo Sergio Ramos. "As circunstâncias exigem que seja assim. Sergio Ramos trabalha para poder ser competitivo e porque sabe que terá pela frente alguns 'animais'. É mais lento do que há dez anos, mas trabalha mais agora. A preparação física é vital", sustenta.
Javier Vidal, preparador físico do Getafe, considera que o corpo de Adama "responde a uma progressão" e que, apesar de existirem "condições inatas ou genéticas", "há muito trabalho" que potencia "a potência, a força e a velocidade". "No Barcelona B ele já era rápido e agora é ainda mais rápido graças ao corpo. Não diminuiu o talento nem se tornou menos ágil", sustenta Vidal.
Culturismo
José María García, membro da Federação Europeia de Fisioculturismo e também mentor de treinadores, vê em Adama um corpo "de um culturista em termos genéticos" e defense que o jogador "nasceu para outro desporto". "Ele nasceu para ser culturista. Quando alguém tem 2,15 metros, é normal jogar basquetebol. No caso dele é como ver um jogador de futebol com essa altura...", explica.
Acompanhe todas as incidências do encontro da Liga saudita
Acompanhe todas as incidências do encontro da Premier League
Hakimi marcou os dois golos dos parisienses
Golo de Bruno Guimarães desfez a igualdade que se verificava desde os 56 minutos
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus