Gerard Houllier morreu esta segunda-feira aos 73 anos
O presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF) considerou esta segunda-feira que, com a morte do antigo selecionador Gérard Houllier, o futebol gaulês perdeu "um dos seus maiores técnicos" e um "pedagogo formidável".
"O futebol francês perde um dos seus maiores técnicos e a federação um dos seus servidores mais fiéis", disse Noël Le Graët, em comunicado, descrevendo Houllier como "um espírito aberto, caloroso, acessível e profundamente humano".
A ministra do Desporto de França, Roxana Maracineanu, afirmou que o país "perdeu um grande treinador de futebol, reconhecido em todo o mundo".
O Liverpool, clube ao serviço do qual Houllier conquistou dois títulos europeus a Taça UEFA e a Supertaça, ambos em 2001 reagiu à morte do antigo técnico, de 73 anos, com uma mensagem no Twitter.
"Lamentamos o desaparecimento do nosso antigo treinador Gérard Houllier. Os nossos pensamentos estão com a sua família e os seus amigos. Que descanse em paz", escreveu o clube inglês na rede social.
O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaifi, clube pelo qual Houllier se sagrou campeão francês em 1986, referiu-se ao antigo técnico como "um dos maiores arquitetos do futebol mundial, cuja experiência marcou mais de três décadas".
Michel Platini, antigo futebolista e selecionador, com quem Houllier trabalhou na equipa nacional de França, descreveu-o como "um dos maiores treinadores franceses".
"Estou triste com o desaparecimento de Gérard Houllier, um grande cavalheiro, um homem muito culto e inteligente, um conhecedor do futebol, um amigo. Certamente, um dos maiores treinadores franceses, com um histórico excecional", disse Platini, em comunicado enviado à AFP.
Didier Deschamps, antigo jogador e atual selecionador francês, considerou que Gérard Houllier foi "um defensor e educador dos treinadores".
"Tive o prazer de receber, após cada um dos nossos jogos, palavras de incentivo, parabéns ou conforto, sempre acompanhadas de uma análise técnica", afirmou.
Gérard Houllier morreu esta segunda-feira, aos 73 anos, informaram o Lens e o Paris Saint-Germain, dois dos vários clubes que foram orientados pelo treinador francês.
Os dois clubes confirmaram a notícia publicada na edição na Internet do jornal desportivo L'Équipe, na qual se assinalava que o ex-treinador tinha sido recentemente submetido a uma operação à aorta num hospital de Paris.
Além de vários clubes em França e da seleção gaulesa, Houllier também trabalhou em Inglaterra, tendo treinado o Aston Villa e o Liverpool.
Acompanhe todas as incidências do encontro
Acompanhe todas as incidências do encontro
Acompanhe todas as incidências do encontro
Golo solitário de Dailon Livramento
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS