Jean Pierre Papin: «Escolher Messi este ano desvalorizaria a Bola de Ouro»

Antigo jogador francês revelou ainda quem gostaria de ver a vencer o troféu

• Foto: Lusa/EPA

A Bola de Ouro será entregue esta segunda-feira. Lionel Messi já foi dado como vencedor do troféu atribuído pela revista 'France Football', mas há quem considere que o argentino não é merecedor da distinção. Em entrevista ao 'Le Parisien', Jean-Pierre Papin, vencedor da Bola de Ouro em 1991, destacou a importância do galardão e apontou os quatro jogadores que considera estarem na luta pela premiação, excluíndo o jogador do PSG.

"É um troféu magnífico que deve premiar o melhor futebolista do ano. Evoluiu muito desde a minha época e foi levado até pela FIFA, que o transformou num grande programa de televisão. É o prémio individual mais bonito que um jogador pode ter. Não entendo quem o denigre", começou por referir.

E acrescentou: "Quem sobra? Quatro jogadores: Lewandowski, Jorginho, Mbappé e Benzema. Para Karim, o extra desportivo pode ser uma mancha, ainda mais com a sentença que acaba de sair [relacionada com o caso Valbuena]. No entanto, se os votantes olharem para a vertente desportiva, Karim merece. Mas para a Bola de Ouro a imagem também é tida em consideração. Mbappé não conquistou nenhum título importante, mas é um dos que progride constantemente e se mantém no topo. Se optarmos por nos focar nos títulos é difícil não colocar Jorginho, campeão europeu com o Chelsea e com Itália. Mas se levarmos em conta todos os critérios, o meu favorito é Lewandowski. De qualquer forma, os jogadores mais merecedores do ano estão aqui, não entenderia que fossem outros senão estes quatro."

O antigo internacional francês explicou ainda por que razão não incluiu Messi nos principais candidatos ao prémio e admitiu que se for o avançado do PSG a vencer irá desvalorizá-lo.

"Desde que conquistou a Copa América, o que fez Messi em Paris? Marcou um golo no campeonato, três na Champions... Não tenho nada contra Messi. É um dos melhores jogadores da história, mas este ano não merece. Escolher Messi este ano desvalorizaria a Bola de Ouro, porque significaria que não daríamos oportunidade aos jogadores com mais êxitos de ganhar o troféu. Se dermos o prémio a Messi este ano, todas as crianças no mundo podem sonhar em tê-lo", concluiu.

Por Record
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Internacional
Notícias
Notícias Mais Vistas