River Plate-Boca Juniors adiado para domingo

Graves incidentes antes da final da Libertadores

22h55 - Terminamos por aqui a nossa cobertura deste atribulado dia em Buenos Aires, marcado por graves incidentes a envolver adeptos do River Plate e a equipa do Boca Juniors. O encontro entre os dois eternos rivais foi adiado para domingo, pelas 20 horas de Lisboa.

A carregar o vídeo ...
Um susto daqueles: Presidente do River Plate teve de fugir da multidão

22h52 - Rodolfo D'Onofrio anuncia que o encontro será disputado no domingo no Monumental e com público nas bancadas.

22h40 - Continuam a sair os adeptos do Monumental, muitos deles bastante irritados pela forma como tudo sucedeu. Alguns fãs estiveram dentro do estádio mais de quatro horas... para depois não ver qualquer jogo.

22h31 - Começam a sair os primeiros adeptos do Monumental e por agora... tudo com tranquilidade.

22h25 - Resolvido este 'problema', pode haver agora mais dores de cabeça na saída dos adeptos... Prevê-se um final de tarde quente em Buenos Aires.

Monumental encheu mas não houve jogo

22h21 - O JOGO FOI ADIADO PARA DOMINGO! A informação é adiantada pela generalidade da imprensa argentina, que revela ainda que a partida será disputada pelas 17 horas locais (20 horas de Lisboa). Ainda não se sabe se haverá público ou não nas bancadas.

22h17 - Já há equipas oficiais e a grande notícia é que Pablo Pérez, o jogador que ficou mais mal tratado de todo o sucedido, vai mesmo a jogo.

22h15 - Fora do estádio os ânimos continuam quentes. Agora os adeptos, aparentemente sem bilhete, começam a tentar forçar a entrada. Incrível!

22h01 - Enquanto lá dentro se espera pelo apito inicial, fora do estádio volta a haver ambiente de tensão.

21h51 - Tévez recordou ainda o episódio de 2015, quando o uso de gás pimenta nas bancadas obrigou à suspensão do jogo, tecendo críticas aos rivais: "Na altura ouvi os jogadores do River a dizer que nenhum de nós tinha perguntado como estavam. Mas hoje eles também não vieram". 

21h35 - Carlos Tévez fala aos jornalistas e reitera que o Boca não quer disputar o jogo hoje: "Dizer às famílias que estamos bem, há apenas três ou quatro joagdores com lesões leves. Não estamos em condições de jogar. Estão a obrigar-nos. Os presidentes da Conmebol e da FIFA querem que haja jogo, quando não há condições. Vejam o nosso estado".

21:25 - O Boca Juniors mostra o relatório médico das lesões oculares dos seus jogadores aos responsáveis da Conmebol. Recorde-se que nenhuma das equipas quer jogar esta noite.

21:15 - O jogador Pablo Pérez deixa o hospital novamente de ambulância, possivelmente rumo ao estádio, sob fortes medidas de segurança. Há muitos adeptos do Boca que incentivam o jogador.

21:11 - É conhecido um novo dado do ataque ao autocarro: um dirigente teve de assumir a condução do veículo porque o motorista foi um dos afetados.

21:09 - O médico do Boca Juniors publicou nas redes sociais fotografias dos jogadores que ficaram feridos nos olhos no ataque ao autocarro.

21:08 - A Tyc Sports adianta que nenhuma das equipas quer jogar este sábado, apesar de o jogo continuar agendado para daqui a pouco mais de uma hora.

20:58 - Um comunicado da Conmebol fala de "lesões superficiais" nos jogadores do Boca para justificar a realização da partida: "Os jogadores do Boca Juniors soferam lesões de pele superficiais no membro superior, inferior, face e tronco. Do mesmo modo, dois jogadores referiram lesões na córnea, as quais não foram confirmadas pela nossa equipa médica. Devido a esta situação, consideramos que desde o ponto de vista médico não existe motivo para a suspensão do jogo".

20:49 - A Conmebol acaba de anunciar oficialmente que o jogo vai começar às 22h15 (hora portuguesa).

20:41 - Gabriel Batistuta, antigo futebolista argentino, expressou a sua indignação nas redes sociais: "Mais uma oportunidade perdida perante o mundo inteiro que nos observa. Vergonhoso, lamentável".

20:27 - O jornal 'Clarín' cita Gianni Infantino, presidente da FIFA na reunião com os responsáveis dos dois clubes: "Deem-me um bom motivo para que o jogo seja suspenso". 

20:19 - Marcelo Gallardo terá dito a um dirigente do River Plate que não há condições para se disputar o encontro. Apesar da visão do técnico millonario, parece que a partida vai mesmo realizar-se.

20:15 - Gianni Infantino, presidente da FIFA, também está na reunião que decidirá a realização do encontro.

20:14 - A TyC Sports mostra uma imagem do estado em que ficou Pablo Pérez.

20:13 - Os médicos da Conmebol abandonaram o balneário do Boca Juniors, dirigindo-se agora para a reunião com os presidentes dos dois clubes e do organismo continental.

20:10 - Tudo à espera da decisão...

20:06 - A equipa médica da Conmebol já observou os jogadores do Boca Juniors e espera-se uma decisão.

20:05 - Dentro de 20 minutos o plantel do River Plate deverá subir ao relvado para aquecer.

20:04 - Segundo o 'Clarín', o River Plate terá proposto jogar o encontro à porta fechada no domingo. 

20:03 - As autoridades encontram-se já a analisar o autocarro do Boca Juniors.

A carregar o vídeo ...
Imagens mostram aflição no balneário do Boca Juniors

20:01 - Na Argentina diz-se que a decisão da Conmebol em levar a cabo o encontro esta noite se deve à agenda apertada que este duelo envolve. É que dentro de poucos dias decorre a reunião do G20 em Buenos Aires e os preparativos para essa cimeira devem iniciar-se muito em breve. Para mais, o Mundial de Clubes realiza-se entre 12 e 22 de dezembro, algo que obriga a que este jogo seja disputado o quanto antes.

20:00 - Estamos a 60 minutos da nova hora para realização do encontro. Haverá mesmo encontro...?

19:53 - Para lá de Pablo Pérez, também Gonzalo Lamardo foi transportado para o hospital. Ainda se desconhece a identidade do terceiro jogador afetado.

19:45 - Já há uma comunicação oficial da Conmebol. O arranque do encontro foi atrasado até às 18 horas locais (21 horas de Lisboa). Apesar dos incidentes e dos ferimentos dos jogadores, o jogo vai mesmo realizar-se este sábado. Uma decisão que se pode considerar polémica, no mínimo.

19:42 - Circulam imagens chocantes nas redes sociais onde se vê uma mulher, equipada com a camisola do River Plate, a colocar engenhos pirotécnicos à volta da cintura de uma criança. Ao que tudo indica, a intenção seria utilizar a criança para os fazer entrar no estádio do River Plate.

19:41 - Três jogadores do Boca Juniors vão ser transportados para o hospital.

19:39 - O autocarro que transportava o plantel do Boca Juniors seguia acompanhado por vinte motos da polícia no caminho para o estádio. Um contingente policial que foi claramente insuficiente.

19:30 - Ao que parece, Pablo Pérez tem feridas nos olhos em consequência do ataque desta tarde. O jogador do Boca Juniors já seuiu para o hospital

A carregar o vídeo ...
Veja como ficou o interior do autocarro do Boca Juniors

19:25 - Ainda não há anúncio oficial, mas a imprensa argentina fala de que o duelo será suspenso e irá ser disputado à porta fechada em data a definir.

19:23 - Milhares de adeptos esperam no interior do Monumental para saber da decisão das autoridades.

19:19 - Pablo Pérez teve de ser transportado para o hospital em face dos cortes que tem no rosto.

19:18 - O presidente do River Plate já deixou o balneário do Boca Juniors. Vamos ter decisão?

19:16 - A ESPN revela que o jogo vai mesmo ser suspenso. Não haverá Superclássico este sábado!

A carregar o vídeo ...
Cenário de guerra no exterior do estádio do River Plate

19:13 - Incríveis imagens dos incidentes que decorrem no exterior do estádio. O ambiente está cada vez mais tenso!

19:08 - O presidente do Boca Juniors pediu à Conmebol para não se realizar o encontro, segundo revela a 'TN'.

19:07 - De acordo com a TNT Sports, os jogadores mais afetados são Wanchope Ábila, Cardona, Carlos Tévez e Almendra. Já Jara e Pablo Pérez apresentam cortes.

19:05 - Seguem os incidentes no exterior do estádio. Ouvem-se muitos tiros!

19:04 - Segundo revela a imprensa argentina, o gás pimenta foi lançado pela polícia numa altura em que procurava afastar a multidão de adeptos do River Plate já depois de os vidros terem sido partidos.

19:03 - Enquanto os presidentes dos dois clubes estão reunidos com o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, os jogadores do Boca recebem atendimento médico.

19:01 - São reveladas imagens do estado em que ficou o autocarro do Boca Juniors...

18:57 - Crescem os focos de tensão no exterior do estádio entre polícia e adeptos. Lá dentro decorre uma reunião entre as autoridades e as direções dos dois clubes.

18:55 - A TNT Sports adianta que a Conmebol considera não haver condições para se realizar o encontro.

18:53 - O motorista do autocarro do Boca Juniors teve de ser transportado para o hospital na sequência do ataque.

18:52 - O Boca Juniors pediu à Conmebol para atrasar o início da partida.

A carregar o vídeo ...
Ataque ao autocarro do Boca Juniors deixou Tévez neste estado

18:49 - Christian Gribaudo, secretário geral do Boca, admitiu que "há jogadores sem condições para jogar". O encontro está em risco de não se realizar...

18:46 - "A equipa médica avaliará o estado de saúde dos jogadores para ver se podem ir a jogo", revelou César Martucci, ex-dirigente do Boca, citado pelo 'Clarín'.

18:44 - Ocorrem incidentes fora do Monumental, com a polícia a ser obrigada a recorrer à força para controlar a multidão. Não está nada fácil o ambiente nas imediações do reduto do River Plate, numa tarde que seria de festa, mas que já a tem totalmente estragada.

18:40 - O presidente do River Plate, Rodolfo D'Onofrio, foi ao balneário dos visitantes inteirar-se da situação.

18:38 - Atacados no caminho para o estádio, num episódio que envolveu o lançamento de pedras e de gás pimenta, vários jogadores do Boca Juniors estão em mau estado, conforme alguns vídeos documentam. Segundo o 'Clarín', Carlos Tevez, Fernando Gago, Julio Buffarini, Agustín Almendra, Nahitan Nandez e Mauro Zárate foram os atletas que ficaram em pior estado, chegando ao balneário a vomitar.

A carregar o vídeo ...
O momento em que o autocarro do Boca Juniors foi atacado

18:31 - O ataque ao autocarro do Boca deixou vários jogadores afetados, sendo Carlos Tévez um dos casos aparentemente mais graves. O avançado teve de ser amparado por elementos da equipa técnica na hora de chegar ao balneário.

18:21 - O autocarro do Boca Juniors foi atacado no caminho rumo ao Monumental, chegando ao estádio com vários vidros partidos.

Por Fábio Lima e Luís Miroto Simões
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Internacional
Notícias
Notícias Mais Vistas