Record acompanhou a conferência da UEFA ao minuto: saiba tudo o que foi dito por Ceferin

O nosso jornal foi o único meio da comunicação social portuguesa presente

• Foto: Reuters

A criação de uma Superliga europeia foi anunciada ao final da noite de domingo por 12 dos principais clubes de Espanha, Inglaterra e Itália, que pretendem desenvolver uma competição de elite, concorrente da Liga dos Campeões, em oposição à UEFA: AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter de Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham.

A UEFA deu esta segunda-feira uma conferência de impresa, na qual Record foi o único meio da comunicação social portuguesa presente, onde participaram Aleksander Ceferin, Theodore Theodoridis e Giorgio Marchetti. Veja tudo o que foi dito aqui.

Ao Minuto

19.04.2021
Ceferin deixa mensagem aos clubes ingleses... com 'bicada' ao Liverpool

O forte protesto dos adeptos do Liverpool em Anfield não passou ao lado de Aleksander Ceferin, com o presidente da UEFA a deixar uma mensagem aos 'Big-6' da Premier League que constam entre os 15 clubes fundadores da Superliga Europeia. 

"A minha mensagem para clubes ingleses, é que pensem bem, que pensem que o futebol é para os jogadores e adeptos. Não é sobre os lucros dos donos. Seria um grande passo se um desses clubes admitisse que cometeu um erro. Não percebo como podem ver todos os seus adeptos a protestar e não ligar. Consigo entender que alguns foram pressionados a assinar, mas é o momento de recuar. Quem respeitar os adeptos, sai imediatamente", atirou.

19.04.2021
Sessão de questões a Ceferin

1. A UEFA pode fazer Champions sem aqueles 12 clubes?

"Sim, claro. Há muitos clubes bons e adeptos fiéis na Europa. Aprovámos hoje as mudanças, vamos fazer a UEFA Champions Leagues (UCL) com ou sem eles", começou por responder o responsável máximo da UEFA.

2. Qual o impacto para os clubes no imediato? Os jogadores destes clubes vão estar impedidos de estar no Euro?

"Ainda estamos a avaliar, mas a minha opinião é que devem ser afastados de qualquer competição o mais depressa possível. Vi muitas coisas na minha vida, fui advogado criminal durante 20 anos, mas nunca vi pessoas como estas. Ed Woodward [diretor-executivo do Manchester United] ligou-me na quinta-feira. Disse-me que concordava com as mudanças [do mais recente formato da Champions], que estava muito feliz. Agnelli [Presidente da Juventus e vice-presidente da Superliga Europeia] é a maior desilusão de todos, não quero ser muito pessoal, mas nunca vi uma pessoa a mentir tantas vezes como ele. Falei com ele no sábado à tarde, disse-me que eram apenas rumores, que me ligava daí a uma hora e desligou o telefone. Vi muitas coisas na minha vida, mas nunca nada assim, a ganância é tão forte que os valores humanos evaporaram-se."

3. Quanto pode receber o vencedor da Champions League em 2024?

"Não vou entrar em números, mas posso dizer uma coisa: a ideia da Superliga começou muito antes da Covid-19. É uma ideia que anda a ser 'cozinhada' há anos, por Florentino Pérez [Presidente do Real Madrid e da Superliga Europeia] e Agnelli. Apresentámos uma proposta interessante para eles, Agnelli disse que falaríamos sobre isso esta semana. É apenas sobre ganância, egoísmo e narcisismo de alguns. Enquanto advogado criminal, conheci pessoas muito estranhas. No futebol conheci muitas pessoas estranhas e mentirosas. Mas conheci grandes pessoas, em quem confio. Confio nos clubes alemães e franceses, confio na minha equipa, nas pessoas das federações. Só uma pequena parte é levada pela ganância. Há CEO's que mudam de clubes como quem muda de camisa. Alguns donos não contam os golos dos clubes [não querem saber dos resultados], mas sim com o dinheiro na conta."

4. Europeu e cidades-sede.

"Adiámos a decisão final para sexta-feira, porque há dúvidas sobre três cidades-sede. Disse que os jogadores não podem jogar nas nossas competições, não sei quando [poderão]. Se alguma coisa vai contra as leis das competições, é a Superliga [Europeia]. Talvez fôssemos ingénuos, sem saber que tínhamos algumas cobras entre nós, mas agora sabemos e vamos atuar em breve. Temos total apoio da Comissão Europeia. Passaram apenas 14 horas sobre o anúncio [oficial], voltaremos em breve a isso. Estou muito confiante. Falei com Infantino [Presidente da FIFA], prometeu-me total apoio e que virá amanhã ao congresso. Disse-me ser claramente contra a Superliga e que irá comunicá-lo amanhã."

5. Moldes das competições UEFA vs. Superliga Europeia: Ceferin revela apoio da Comissão Europeia.

"A nossa competição é aberta, podes qualificar-te para ela. Isto [Superliga Europeia] é uma competição completamente fechada, não se pode comparar estas mudanças com as feitas em 1992. Não confiaria muito nos comunicados de imprensa de 'organizações fantasma'. Falámos com a Comissão Europeia, temos que nos sentar com eles e encontrar uma solução. Mas a posição deles é clara: o futebol é um jogo aberto, não autorizam uma competição fechada."

6. Admite negociação com eles [clubes fundadores da Superliga Europeia]?

"A reforma que aprovámos hoje é a que acreditamos ser a melhor para o futebol europeu e vamos mantê-la. Não começámos negociações, eles enviaram-nos uma carta a pedir uma reunião urgente, mas não achámos que fosse urgente. Recebi uma carta assinada não sei por quem, não tinha nome, talvez fosse uma super-pessoa."

7. Clubes fundadores poderão voltar às competições da UEFA?

"Não digo que não podem voltar, que estão banidos para sempre, mas a forma como agiram foi terrivelmente errada. Todos sabemos disso. Não é preciso um grande QI para saber isso. Sabemos como a nossa competição vai ser, negociámo-la por 247 clubes, com as federações e no fim aparece alguém a dizer que vamos começar a negociar. Como disse Agnelli, numa entrevista que li hoje, é um projeto fantástico. É um projeto fantástico do qual saiu. Bem-vindo de volta a um projeto fantástico. Só quero que nos respeitem e até agora não vi isso. O presidente da organização com 247 equipas (ECA) fugiu dessa organização. Nunca vi algo assim na vida. Os jogadores vão pensar duas vezes antes de assinarem por um clube como esses."

8. Teme perder outros clubes para a Superliga Europeia?

"Se me perguntasse há dois dias se temia perder 12 clubes, diria que não. Claro que não sei, mas falámos com os outros clubes, os gigantes, médios e pequenos, e eles estão comprometidos connosco. Não acredito."

9. As equipas rebeldes vão jogar já este mês e os jogadores vão estar no Euro?

"Ainda não é claro. Amanhã vamos ter uma reunião à tarde, é muito cedo para saber o que vai acontecer. Junção com a Superliga? Nunca!"

10. Gianni Infantino pode ser de total confiança?

"Vamos ver amanhã, mas acho que sim. Disse que nos apoia e que condena totalmente este projeto."

11. Ceferin explica sentimento de fúria aquando da oficialização da nova prova.

"Estaria tão furioso como se não tivesse sido eleito presidente da UEFA. Estou furioso porque estes clubes querem roubar o futebol, falam de solidariedade e não querem saber disso. Só querem saber dos próprios bolsos. Estou muito calmo e estou contente que isto tenha finalmente acontecido. Agora sabes quem é o quê. O pior é ouvir rumores sobre pessoas e haver encontros em salas escuras, agora sei quem é honesto, quem ama o futebol. Por um lado estou furioso, por outro ainda bem que aconteceu. Deixou claro quem é quem."

12. Irão as ligas domésticas banir estes clubes?

"[O motivo que estará por trás da criação da Superliga Europeia] Porque não são bem geridos e não se conseguem qualificar. A decisão [de os afastar] é das ligas domésticas, mas estamos em contacto com elas. Tenho a certeza de que vão seguir o mesmo que nós seguirmos, dentro das leis. Tenho profundo respeito pelos jogadores e treinadores que dizem claramente 'não' a esta ideia", concluiu.

19.04.2021
Giorgio Marchetti apresenta o novo modelo da Champions

"O modelo será replicado nas três competições, sendo que na Liga Europa há oito jornadas e na Conference League seis. Deixam de haver repescagens e as equipas eliminadas da Champions deixam de ir para Liga Europa. Como a Champions tem mais jogos, vai ter duas semanas em que jogará também à quinta-feira, com 36 equipas em cada uma das três provas. A Liga Europa e a Conference League estão ainda sob análise, com a possibilidade de existir uma final four, em vez das já habituais meias-finais a duas mãos, bem como a possibilidade de acabar com sorteios para oitavos de final, podendo fazer emparelhamentos pelo ranking", enumerou Giorgio Marchetti, na conferência da UEFA.

19.04.2021
Ceferin e os... "Dirty 12"

"A Superliga é sobre o dinheiro dos 12 [clubes fundadores], não os quero chamar de 'dirty 12'. A UEFA quer desenvolver o jogo. Para algumas pessoas, a solidariedade não existe, a união não existe, a única coisa que existe são os bolsos deles. Esta ideia é cuspir na cara dos adeptos e na sociedade. Não vamos permitir que nos tirem isso. Acredito que as mudanças que vamos anunciar são as necessárias", acrescentou o dirigente do organismo, antes de enunciar algumas diferenças entre a UEFA e a Superliga Europeia.

"Quero sublinhar algo que os fãs não sabem. A UEFA devolve cerca de 90 por cento de todas as receitas para o jogo. Quem pensa que a Superliga é sobre dinheiro e a UEFA também, está enganado", atirou.

19.04.2021
UEFA diz banir jogadores de participar em Mundiais e Europeus

"Jogadores que entrem nessa Liga [Superliga Europeia] serão impedidos de disputar Mundiais e Europeus. Pedimos a todos que nos apoiem para garantir que isto nunca aconteça", atirou Ceferin, sublinhando o facto de a UEFA estar contra a criação desta nova competição europeia de clubes.

19.04.2021
Ceferin deixa mensagem clara

"As equipas vão sempre qualificar-se e competir nas nossas provas com base no mérito, não pela ganância de alguns. Estamos unidos contra este disparate de projeto. Temos as federações inglesa, espanhola, italiana, FIFA, todas as 55 federações unânimes contra este plano", começou por dizer Aleksander Ceferin.

Por Record
40
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Internacional

Notícias

Notícias Mais Vistas