O Município do Rio de Janeiro informou esta terça-feira que irá batizar com o nome de Pelé a avenida que circunda o Estádio do Maracanã, em homenagem ao antigo futebolista, que morreu em 29 de dezembro, aos 82 anos.
"A avenida Radial Oeste, que circunda o Maracanã, passará a ser designada, a partir de amanhã [quarta-feira] como Avenida Pelé. O decreto será publicado na edição de quarta-feira do Diário Oficial", comunicou Eduardo Paes, presidente do município.
A homenagem acontece dois anos depois de o governo do Rio de Janeiro desistir de rebatizar o Estádio do Maracanã com o nome de Rei Pelé.
O mítico estádio, inaugurado há 72 anos para sediar o Mundial de 1950, foi batizado em 1966 com o nome do jornalista Mário Filho, que foi grande impulsionador da construção daquele que seria o maior estádio do mundo.
Apesar de ser o nome oficial, o estádio popularizou-se com o nome do bairro em que se ergueu, Maracanã, e tornou-se num dos mais emblemáticos do mundo, recebendo as finais dos Mundiais de 1950 e 2014, bem como a final dos Jogos Olímpicos de 2016.
Pelé morreu na quinta-feira, aos 82 anos, no hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, na sequência da "falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do cancro do cólon associado à sua condição clínica prévia", segundo aquele estabelecimento hospitalar, em comunicado.
O ex-futebolista estava internado desde o dia 29 de novembro no naquele hospital para tratamento de quimioterapia a um tumor no cólon e tratamento de infeção respiratória, e o seu estado de saúde agravou-se.
Nascido a 23 de outubro de 1940 na cidade Três Corações, em Minas Gerais, Pelé foi o único futebolista três vezes campeão do mundo, em 1958, 1962 e 1970, marcou 77 golos nas 92 internacionalizações pela seleção brasileira e jogou pelo clube brasileiro Santos e pelo Cosmos, dos Estados Unidos.
Foi ainda ministro do Desporto no governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1998, e eleito o desportista do século pelo Comité Olímpico internacional (1999) e futebolista do século pela FIFA (2000).
Campeonato arranca no final de janeiro
Treinador português deixa o clube brasileiro com os três auxiliares
'Globo Esporte' dá conta que treinador português tomou decisão há vários dias
Gabriel Barbosa, ex-avançado do Benfica, desperdiçou da marca dos onze metros
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'