A experiência de Álvaro Pacheco pelo Brasil pode terminar bem mais cedo do que o treinador português esperava. Depois da derrota diante do Juventude (0-2) na madrugada desta quinta-feira - a terceira em quatro jogos no comando do Vasco da Gama -, em jogo a contar para a 10.ª jornada do Brasileirão, o técnico luso prepara-se para receber ordem de saída por parte da direção do Gigante da Colina.
De acordo com a informação avançada pelo 'GloboEsporte', horas após o final do encontro no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, a Sociedade Anónima de Futebol (SAF) do Vasco da Gama vai informar Álvaro Pacheco que está de saída do clube, após um arranque muito aquém do esperado. O próprio saldo de golos assim o diz. No total, sob orientação do treinador português, o Vasco da Gama sofreu 10 golos e marcou apenas um em quatro encontros.
Em declarações na conferência de imprensa, Álvaro Pacheco negou ter recebido qualquer indicação no sentido da sua demissão, afirmando que conta dar o treino na sexta-feira. "Conversámos no balneário sobre aquilo que foi o jogo e, sem dúvida nenhuma, sobre a desilusão [do resultado]. Tínhamos a esperança de termos um bom resultado. Amanhã vou treinar e pensar no próximo desafio que teremos pela frente", começou por dizer, continuando: "Não vim mais cedo porque estava à espera que me chamassem. Quando me chamaram, eu vim. Não aconteceu nada e eu não sou um treinador de desistir. Em todos os momentos da nossa vida, temos momentos bons e momentos menos bons. É nos momentos de fracasso que temos de tornar-nos mais fortes. Vou tornar-me muito mais forte como treinador. Eu acredito muito naquilo que trabalho, no que estou a desenvolver com o plantel e acredito que os resultados vão aparecer na forma que estamos e naquela que treinamos. Temos de continuar e focar naquilo que é o trabalho, só o trabalho poderá tirar-nos desta situação."
A verdade é que a saída de Álvaro Pacheco é o cenário mais apontado. Inclusive, já se fala que o treinador português tem direito a receber de compensação financeira o que ainda lhe resta de contrato com o Vasco da Gama, que terminava no final de 2024. Contudo, como o 'GloboEsporte' adianta, o clube tem a intenção de conversar com o ex-técnico de Vizela, Estoril e V. Guimarães para chegar a um acordo que seja mais 'simpático' para o clube do ponto de vista financeiro.
Álvaro Pacheco estreou-se no comando do Vasco da Gama no dia 2 de junho, diante do Flamengo, partida que o Gigante da Colina saiu goleado por 6-1, naquele que é o resultado mais desnivelado de sempre entre as duas equipas. Seguiu-se o encontro contra o Palmeiras de Abel Ferreira, a 14 de junho, com o Verdão a vencer por 2-0. No final da partida, os dois treinadores portugueses trocaram algumas palavras elogiosas, num bom momento de fair-play. Dois dias depois da derrota com o Palmeiras, o Vasco da Gama conquistaria o seu primeiro ponto sob a orientação de Álvaro Pacheco, no nulo diante do Cruzeiro. Esta quinta-feira, o Vasco da Gama voltou a perder para o campeonato, agora diante do Juventude, um adversário que os adeptos vascaínos esperavam vencer.
Equipa de Abel Ferreira bateu em casa o Vasco da Gama
Formação do técnico português batida por 1-0
Equipa de Belo Horizonte cendeu no Rio de Janeiro
Brasileiro aconselha Gabriel Brazão ao Bayern Munique
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0