Roberto Dinamite, maior ídolo do Vasco, morreu na manhã deste domingo aos 68 anos. O antigo jogador e presidente do clube, não resistiu a um cancro nos intestinos diagnosticado no final de 2021.
Carlos Roberto Gama de Oliveira nasceu a 13 de abril de 1954, em Duque de Caxias no Rio de Janeiro. Mas Roberto Dinamite veio ao mundo em 25 de novembro de 1971, no Maracanã. Neste dia o jogador, com 17 anos, recebeu o apelido que marcou a sua carreira depois de marcar seu primeiro golo pelo Vasco, na vitória por 2-0 frente ao Internacional.
Roberto Dinamite é o maior marcador da história do Brasileirão com 190 golos. O antigo jogador fez 708 golos em 1.110 jogos pelo Vasco. Com a sua ajuda, o Vasco conquistou um Campeonato Brasileiro (1974) e cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992).
Roberto Dinamite teve uma breve passagem pelo Barcelona em 1980 e regressou depois ao Vasco numa partida no Maracanã diante do Corinthians onde marcou os 5 golos na vitória dos cariocas por 5 a 2.
Além do Vasco e do Barcelona, teve passagens pela Portuguesa de Desportos e do Campo Grande do Rio de Janeiro. Encerrou sua carreira em fevereiro de 1993 num particular entre Vasco e Deportivo La Coruña, da Espanha, no Maracanã. Nesse dia, Zico, o maior ídolo do rival Flamengo, vestiu a camisa cruz-maltina para homenagear o amigo.
Foi eleito presidente do Vasco da Gama em 2008 e teve lidar com a primeira despromoção da história do clube. No ano seguinte, a equipa conquistou o título da Série B do Brasileirão e em 2011 alcançou o inédito título da Copa do Brasil. Em 2013 o Vasco caiu novamente para a Segunda Divisão e Roberto encerrou seu segundo mandato no ano seguinte.
Em outubro de 2021, um programa de financiamento coletivo arrecadou verba, em menos de seis horas, para a construção de sua estátua no São Januário. O monumento foi inaugurado em 28 de abril deste ano, com uma grande festa.
Roberto Dinamite marcou 26 golos com a camisola da seleção brasileira. Foi titular e artilheiro da Seleção em 1978, marcou três golos em cinco jogos. Mas foi reserva com Telê Santana em 1982. Foi também artilheiro da Copa América de 1983 - com três golos. O Uruguai foi o campeão nessa edição e o Brasil terminou em segundo lugar.
Ex-futebolista pode ser detido por um período de 30 dias por não pagar pensão de alimentos aos filhos
Vence o Bragantino por 2-1
Decisão tomada após uma "extensa reunião", informa o clube brasileiro
Verdão é segundo no campeonato, a um ponto do Flamengo
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro
Cantora argentina deixou mensagem nas redes sociais
Craque do Barcelona ficou em 5.º lugar
Espanhol consagrado como melhor treinador na gala de entrega da Bola de Ouro