A 61ª edição do Brasileirão arranca este sábado, com o campeão Palmeiras a ser apontado como o grande candidato à vitória. A formação paulista conta com o regresso de Cuca ao banco, treinador que conduziu o Verdão à conquista do primeiro campeonato desde 1994 e que tinha saído por motivos pessoais em novembro. Seis meses depois, substitui Eduardo Baptista e conta com um plantel bem equilibrado. Depois de ter perdido Gabriel Jesus para o Manchester City, o Palmeiras contratou o colombiano Miguel Borja (ex-Atlético Nacional), que custou cerca de 10 milhões de euros, mantendo a confiança no experiente Zé Roberto, que faz 43 anos em julho.
Pela primeira vez sem o histórico Internacional na elite (desceu de divisão), Corinthians, Flamengo e Atlético Mineiro são apontados como os principais candidatos a destronar o Palmeiras. O Timão conta com Jadson e Rodriguinho para voltar a fazer a festa; o Fla tem o goleador peruano Guerrero; e o Galo possui uma frente de ataque temível com Fred e Robinho, apoiada por Elias (ex-Sporting). Quanto às restantes equipas, destaque para o São Paulo, agora orientado pelo ídolo Rogério Ceni. O antigo guarda-redes tem às suas ordens o central Maicon (ex-FC Porto).
Vasco da Gama na elite
Uma das grandes atrações deste campeonato é o regresso do histórico Vasco da Gama. O emblema carioca tem nas suas fileiras os bem conhecidos Kelvin e Luís Fabiano. Anderson (ex-FC Porto) no Coritiba, Walter (ex-FC Porto) no Atlético Goianiense, André (ex-Sporting) no Sport Recife, Geromel (ex-V. Guimarães) no Grémio, Artur Moraes (ex-Benfica) na Chapecoense e Lucho González (ex-FC Porto) no Atlético Paranaense são outros jogadores em ação com passado em Portugal.
Quanto aos treinadores, há apenas três que já foram campeões: Paulo Autuori (Atlético Paranaense), Abel Braga (Fluminense) e Cuca (Palmeiras).
Por António Carlos. Rio de Janeiro. BrasilVerdão não conseguiu impor o seu jogo diante da LDU Quito, no Equador
Incidente entre Diego de Lima e Paulo Vitor
Antigo jogador admite que regresso de Neymar poderá ajudar equipa
Antigo jogador do FC Porto está cedido pelo Vasco da Gama
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Estava desempregado desde 2024
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa
Subdiretor de Record avalia últimas declarações do treinador do Benfica sobre o plantel