Durou mais de duas horas - e isto contando só com o tempo no relvado - o primeiro treino do Flamengo orientado por Jorge Jesus. Na sessão matutina (já durante a tarde em Portugal), Jorge Jesus deu 'show' e mostrou já ao que vem, com a sua exigência a ficar bem vincada entre jogadores e restantes presentes no Ninho do Urubu. Depois de uma apresentação à equipa, com direito a palestra de JJ, os trabalhos seguiram em campo.
Aqui, começou a ser visível a intervenção do técnico português. Desde logo através de um drone que sobrevoava o relvado, controlado pelos analistas Rodrigo Araújo e Gil Henriques, a recolher imagens para posterior análise da equipa técnica.
Mas esta não foi a única novidade. Segundo a imprensa brasileira, os coletes de treino passaram a ser numerados e cada futebolista vai ser responsável pelo seu equipamento durante a sessão.
Saltou também à vista um pequeno carro de apoio, importante não só por questões táticas e logísticas mas também para distribuir água pelos atletas, como sucedeu na sessão de hoje.
De resto, Jesus foi igual a si próprio, chamando constantemente a atenção aos seus pupilos: não só para que a intensidade fosse sempre a mesma entre todos - por várias vezes insistiu para que o grupo não criasse brechas em exercícios de corrida - e explicando algumas das suas ideias entre exercícios.
Dada a duração do apronto, JJ acabou por dar uma 'tareia' ao plantel logo no primeiro dia e em algumas situações não se negou a dar umas corridas com os jogadores...
Equipa orientada pelo treinador português está a dois pontos da liderança, embora tenha mais dois jogos que Flamengo (2.º) e Palmeiras (1.º)
Treinador português chorou no campo e na sala de impresa depois de garantir a presença na final da prova, com reviravolta
Treinador português termina contrato com o Palmeiras no final do ano
Treinador português garantiu presença na sua terceira final da Taça Libertadores com uma reviravolta épica
Águias triunfam por 5-2 na 4.ª jornada do Campeonato Placard
Treinador português procura hoje a quarta vitória seguida na Premier League
Campeã do mundo sénior em patinagem artística livre, de apenas 17 anos, quer continuar a crescer e a somar títulos
Marcou e assistiu na vitória por 3-1 frente ao Instituto
Galês tinha reforçado o clube em julho