Foram 40 anos de uma longa espera que este sábado chegaram ao fim para o Athletic Bilbao. Foi preciso ir à decisão por penáltis, mas os bascos bateram o Maiorca (4-2 nos penáltis, após 1-1 em 120 minutos) para erguer a Taça do Rei pela 24ª vez... a primeira desde 1984! Já os maiorquinos falham a segunda conquista, após 2001.
Antes dos penáltis, viu-se uma grande batalha no estádio de La Cartuja, em Sevilha. Com o português Samú Costa no onze - cumpriu os 120 minutos - o Maiorca silenciou a maioria bascas nas bancadas quando se colocou na frente graças a um remate potente de Daniel Rodríguez (21’).
A partir daí, o Athletic partiu em busca do empate, que Oscar Greiff foi impedindo até ao intervalo com um par de boas defesas. Nico Williams, sempre um dos mais agitadores, chegou a festeja (38’), mas o lance já estava anulado por fora de jogo. Foi já na 2ª parte que Ohian Sancet (49’) conseguiu nivelar o marcador, a passe de Nico Williams.
Os bascos tiveram sempre o ascendente, mas o prolongamento foi se adivinhando à medida que o relógio passava e ninguém contrariou essa lógica. Num prolongamento muito físico, Nico ficou a centímetros do golo (111’) e, do outro lado, Muriqui (112’) também ameaçou levar a taça para Maiorca.
Na tão temida decisão por penáltis, os maiorquinos tremeram. Agirrezabala parou o remate de Morlanes e o ex-Benfica Radonjic atirou por cima. Coube então a Berenguer cobrar o penálit que confirmou o título para o Athletic Bilbao. 40 anos e seis finais perdidas depois, coube a Iker Muniain levantar a Taça do Rei.
Colchoneros tiveram de rumar ao hotel logo a seguir à sessão
Catalães têm muitas baixas e Hansi Flick admite que a situação é "complicada"
Jogador alemão recorda saída do Bayern rumo ao Canadá
Francês derruba muro do Getafe aos 80 minutos e chega aos 11 jogos seguidos a marcar
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Inglês assinou um contrato de apenas... um mês