O ex-jogador português Luís Figo, que representou Barcelona e Real Madrid, defendeu esta quinta-feira que o futebol deve distanciar-se dos "problemas políticos", em alusão aos incidentes na Catalunha, que poderão afetar o próximo clássico entre os dois clubes.
"Pelo contrário, o futebol deve servir de razão para que as coisas funcionem de uma forma próxima aos valores do desporto", assinalou o antigo médio, numa ação promocional realizada na capital espanhola.
O conflito na Catalunha, motivado pela decisão do Supremo Tribunal de ordenar prisão efetiva de vários dirigentes políticos independentistas, tem originado manifestações e protestos na região, que levaram à detenção de cerca de 100 pessoas. Os incidentes já levaram a Liga espanhola a pedir que o clássico da 10.ª jornada do campeonato, previsto para Camp Nou, em 26 de outubro, seja transferido para Madrid.
"As entidades competentes vão decidir o que é melhor. Não creio que no final se mude a data ou o local. Fala-se muito da situação, mas faltam ainda vários dias para vermos o que sucede", assinalou Figo. Em relação à possibilidade de se efetuar o jogo 'à porta fechada', o ex-futebolista disse que seria "uma pena" se isso acontecer.
Figo considerou também que o ex-benfiquista João Félix, contratado por 126 milhões de euros pelo Atlético de Madrid, está a adaptar-se a uma nova realidade. "É lógico que está num processo de adaptação, a uma nova liga e a um novo clube. Vejo-o bem, é um jogador com muita qualidade e espero que tenha muito êxito", acrescentou.
Por LusaMerengues bateram rival Atlético em 2014, numa emocionante final da Champions disputada na casa dos encarnados
Hansi Flick fala em "exigência máxima" antes da receção aos dinamarqueses
Grupo de adeptos questiona proibição
Declarações do treinador do Real Madrid na antevisão ao jogo com o Benfica
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Grupo viajava para França para assitir ao duelo da Liga Europa, frente ao Lyon
Alex Honnold garante que foi "pago pelo espetáculo" e assume que, se tivesse a oportunidade, escalaria o Taipei 101... de graça
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador espanhol defende-se, explicando que utilização da Inteligência Artificial nos russos do FC Sochi nunca teve que ver com "decisões desportivas"
Última jornada da fase de liga da Champions disputa-se quarta-feira