O alemão Toni Kroos anunciou que vai terminar a carreira aos 34 anos, depois do Campeonato da Europa. Numa emocionada carta aos adeptos do Real Madrid, que representou nas últimas dez épocas, declarou amor eterno ao clube e justificou a decisão com o desejo de se retirar no topo da carreira.
O anúncio foi surpreendente, ainda que o médio estivesse em final de contrato com o Real e já tivesse garantido anteriormente que não jogaria "até aos 38 ou 39". A carta, publicada nas redes sociais, frisa essa convicção.
"Refleti durante meses e estou convicto de que o meu coração encontrou o momento certo. Quero ser recordado como o Kroos que esteve no topo. Não quero chegar ao ponto em que já não estou ao meu nível, fico no banco e já não desfruto", vinca.
O médio deu os primeiros passos no modesto Greifswalder, passando ainda pela formação do Hansa Rostock. Foi no Bayern que se estreou como profissional, em 2007, e ainda esteve cedido ao Bayer Leverkusen antes de se impor nos bávaros.No verão de 2014, transferiu-se para o Real Madrid, tendo somado 463 jogos pelos blancos desde então.
"Vir para o Real mudou a minha vida. Estou muito grato por estes dez anos, pelo carinho com que me trataram. Sinto-me em casa em Madrid e em Espanha. Sempre disse que quando saísse do Real Madrid, saía do futebol. Sempre quis retirar-me no Real. Nunca me passou pela cabeça sair para outro clube, nem agora, nem nos dez anos anteriores", escreveu Kroos.
Dois troféus na miraO palmarés de Kroos inclui 34 títulos, entre os quais cinco Ligas dos Campeões (uma no Bayern e quatro no Real) e um Mundial, conquistado em 2014. Antes de se retirar ainda tem outros dois troféus na mira.
A 1 de junho tentará trazer a 15.ª Champions para o Real Madrid, no duelo com o Dortmund em Wembley."Temos mais um título para ganhar. O mais importante para mim é ganhar este troféu com vocês", diz Kroos na carta aos adeptos madridistas.
Depois partirá para a Alemanha para tentar levar a Mannschaft à conquista do Euro, disputado em casa. Um dos poucos troféus que o médio nunca ganhou e que escapa aos alemães desde 1996.
As reações à despedida Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo
Florentino Pérez
"Um dos melhores da história do Real Madrid. Este clube será sempre a tua casa."
Vinícius Júnior
"Génio! É a melhor palavra para te definir e mesmo assim está longe do que mereces. É um dia triste para todos os madridistas e um dias terrível para o futebol. Podias dar mais, muito mais, mas entendo-te. Obrigado por cada passe, por cada conselhos, por me permitires aprender contigo. Vamos pela 15º!"
Thomas Müller"Ainda não acabou... falta a última dança!"
Lothar Matthäus"Talvez o melhor futebolista alemão de todos os tempos."
Bastian Schweinsteiger"Parabéns pela tua grande carreira. Que te despeças com um Europeu."
Pepe
"Um legado incrível!"
Bruno Fernandes
"Um dos melhores desta geração. Foi um prazer ver-te jogar todos estes anos."
Carvajal
"Não esperava ter de escrever isto tão cedo, mas quero aproveitar para expressar o quão te admiro. És grande dentro e fora de campo. És querido por todos, um verdadeiro cavalheiro. Foi uma honra e um privilégio partilhar estes momentos contigo. Não acaba aqui, ainda temos uma última missão juntos para que tenhas a melhor despedida possível... pela 15.ª!"
Gareth Bale"Parabéns pela tua carreira fantástica. Foi um prazer jogar ao teu lado."
Tibhaut Courtois"Um dos privilégios que o futebol me deu foi poder ser teu colega, aprender e partilhar experiências maravilhosas contigo. Obrigado, lenda!"
Antonio Rüdiger
"Um dos melhores com quem joguei. Vamos sentir saudades, mas ainda temo dois grandes desadios pela frente. Vamos!"
Joselu
"Foi um prazer partilhar este ano contigo. És um exemplo em tudo. Uma lenda do Real Madrid."
Por Vasco Borges