Bruno Lage perto do Wolverhampton: «É o rei da tática, vai conseguir coisas incríveis»

Sancidino Silva, formado no Benfica, define o treinador como alguém "muito inteligente", que sabe "tirar o melhor" de cada jogador

• Foto: Tiago Petinga/Lusa
PUB

A história deverá continuar a contar-se com o mesmo sotaque no condado histórico de West Midlands. O Wolverhampton viu partir um dos alicerces, mas está tudo encaminhado para que Nuno Espírito Santo veja suceder-lhe um outro português. Bruno Lage está a um pequeno passo de garantir que no balneário dos ‘Wolves’ só se ouça o idioma de Shakespeare numa mera casualidade. E – segundo afirma quem bem o conhece – a um passo de ter "muito sucesso".

Sancidino Silva foi um dos talentos que fez toda a formação no Seixal, e que foi polido pelas mãos do setubalense. Recorda-o com o "rei da táctica": "Costumávamos chamar-lhe de ‘rei da tática’. O mister Lage é alguém muito inteligente, com um conhecimento tático muito acima da média, muito trabalhador e alguém que estuda o adversário até ao pormenor, apresentando sempre soluções novas. É um dos melhores treinadores que conheço… e sempre que entrava em campo dava tudo também por ele."

"É um dos melhores treinadores que conheço", diz Sancidino
PUB

Mas vai muito para além de um bloco de notas e do conhecimento futebolístico. "Ele puxa muito pelos jogadores. Consegue desencantar o melhor de cada um, consegue ter os jogadores do lado dele pela relação muito próxima que cria. É bastante amigo de toda a gente e procura sempre saber como estamos para além das quatro linhas e isso é muito importante. É uma pessoa humilde", nota Sancidino, que da Luz mudou-se para o Arouca e depois para o Leixões, sendo que a aventura internacional começou no Lausanne, da Suiça, seguido do Ararat Yerevan, da Arménia.

E também não tem dúvidas de que Lage dar-se-á bem por terras de sua majestade. "Eu conheço-o, sei que vai ter muito sucesso. Para além disso, conhece bem o país e tem à disposição um plantel de muita qualidade. O mais importante é que conseguirá ter os jogadores do lado dele, vão dar tudo e tenho a certeza que vão disputar os lugares cimeiros. O mister vai conseguir coisas incríveis", atira o avançado de 27 anos, aproveitando para deixar uma mensagem de apoio, através do nosso jornal, ao técnico que fez parte do seu crescimento: "Dizer que confio e acredito muito nele. Vai para a melhor liga do mundo e isso, por si só, já tem de ser uma grande motivação. Muita sorte."

Ligação de uma vida

Sancidino foi um – de muitos – que privou com Bruno Lage, numa ligação de uma vida. Setúbal via nascer Bruno Lage a 12 de maio de 1976, ora, há 45 anos. Uns anos volvidos, quando o setubalense contava 28 de idade, começou uma relação com o Benfica. O papel inicial era o de treinador-adjunto nos escalões de formação das águias, mas rapidamente se converteu no técnico principal. O percurso revelou-se em tudo semelhante ao de um jogador, porque Lage também foi subindo de escalão e comandou a mesma equipa até 2011/12, isto é, durante oito anos.

PUB

Mas esse ano de 2012 ficou marcado pelo término do vínculo com as águias, para se agarrar a uma aventura nos Emirados Árabes Unidos, ainda que novamente como técnico de formação. Bruno Lage assumiu a equipa de juniores do Al Ahli e em 2013/14 tomou conta da equipa B. Importa dizer que no Médio Oriente começou também a sua ligação com Carlos Carvalhal, visto que o atual treinador do Sp. Braga era o coordenador técnico do clube.

E, daí, foram juntos para Inglaterra. Em 2015/16, Carvalhal assumiu o comando do Sheffield Wednesday, equipa que atuava na 2ª divisão de Inglaterra, e Lage acompanhou-o como treinador-adjunto. Não obstante, a época seguinte, ficou marcado por um salto para o Swansea, que disputava a Premier League.

1/9

O regresso a casa acabou por acontecer. Nessa temporada de 2018/19, o treinador de 45 anos assumiu a equipa B dos encarnados numa campanha que corria de feição, com a equipa constantemente nos lugares cimeiros da 2ª Liga portuguesa. Foi então que, em janeiro de 2019, espreitou uma oportunidade, depois de o emblema da Luz ter despedido o treinador da equipa principal, Rui Vitória, pelo que se abriu a porta para Bruno Lage que foi mesmo promovido à primeira equipa.

PUB

A estreia – em pleno Estádio da Luz – não correu mal. Com Lage pela primeira vez no banco dos encarnados, as águias encheram o peito e golearam o Rio Ave, por 4-2. Um arranque que foi um prenúncio para o resto da temporada, pois a 2ª volta do campeonato revelou-se um verdadeiro conto de fadas: Em 17 jornadas, o Benfica de Lage venceu 16, empatando uma.

O vídeo de agradecimento a Bruno Lage que o Benfica publicou

Um trajeto que permitiu recuperar de uma desvantagem de sete pontos, em relação ao FC Porto, e sagrar-se campeão nacional, sendo o primeiro e único grande título da sua carreira até ao momento. Desde que foi afastado, em 2020, o técnico não mais orientou uma equipa.

Foto: Facebook/Leça
Foto: Facebook/Leça
Foto: Facebook/Leça
Foto: Facebook/Leça
Foto: Facebook/Leça
Foto: Facebook/Leça
Foto: Facebook/Leça
Foto: Facebook/Leça
Foto: Facebook/Leça
Foto: Facebook/Leça

1/11

A história deverá continuar a contar-se com o mesmo sotaque no condado histórico de West Midlands. O Wolverhampton viu partir um dos alicerces, mas está tudo encaminhado para que Nuno Espírito Santo veja

Aceda ao Record
sem limites, no pc
e no smartphone ASSINAR POR 1€ por 1 mês
Por Rita Pedroso
9
Deixe o seu comentário
PUB

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais
PUB

Últimas Notícias

  • 22:51 Benfica Veríssimo explica aposta em jogadores menos utilizados: «Têm trabalhado de forma comprometida»
  • 22:50 Inglaterra Casa roubada... militares a trancar a porta: A moda está a pegar em Inglaterra
  • 22:49 Allianz Cup Os casos do Benfica-Boavista

O Record recomenda para si

PUB
PUB

Ultimas de Inglaterra

Notícias

Notícias Mais Vistas