_

Futebol inglês preocupado com aumento dos custos salariais

Manchester United de Ruben Amorim tem teste de fogo em casa do Aston Villa
• Foto: AP

Apesar dos lucrativos contratos de televisão e do crescimento comercial global, o futebol inglês ainda a tranquilidade financeira, acumulando prejuízos. Um problema que afeta não só a Premier League mas toda a pirâmide do futebol profissional inglês, segundo um relatório da consultora BDO.

Baseado no inquérito anual a diretores financeiros dos clubes das quatro principais divisões de Inglaterra, o estudo conclui que 90% esperam reportar prejuízos operacionais antes de impostos em 2025 . O principal problema são os salários inflacionados que consomem grande parte da riqueza gerada. Na Premier League, os pagamentos a jogadores e equipas técnicas absorvem, em média, 63% da receita total, e no Championship essa valor sobe para 93%.

PUB

Apesar de receitas recorde na Premier League de 7,35 mil milhões de euros em 2024 e um mercado de verão onde os clubes do principal escalão inglês gastaram 3,44 mil milhões de euros (valor recorde para a liga), a BDO alerta para um alto nível de dependência de financiamento externo para facilitar as margens apertadas que elevam o risco de incumprimento regulatório e financeiro. 

Ian Clayden, chefe da área de desportos profissionais da BDO, questionou o futuro do futebol em Inglaterra se estes fatores persistirem. “A questão é se o universo do futebol continuará a expandir infinitamente, ou se em algum momento poderemos presenciar uma contração, uma reversão ou até mesmo um grande colapso”, lembrou Clayden.

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Inglaterra Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB