O treinador do Arsenal, Mikel Arteta, denunciou esta sexta-feira o facto de ter recebido ameaças, que envolvem igualmente a sua família, através das redes sociais.
"Todos [no futebol] estamos expostos a isso [insultos e ameaças nas redes sociais], por isso prefiro não ler nada, porque iria afetar-me muito mais pessoalmente. Deixámos essa situação nas mãos do clube quando me ameaçaram e à minha família", revelou o técnico espanhol.
Arteta, que em 18 e 25 de fevereiro vai defrontar o Benfica de Jorge Jesus nos 16 avos da Liga Europa, contou a situação durante uma conferencia de imprensa na qual foi questionado sobre os maus tratos das últimas semanas a uma série de futebolistas.
"Não é algo que vai parar amanhã. Pode-se fazer algo a médio e longo prazo? Espero que sim e é isso que apoiamos. Proteger as pessoas envolvidas no desporto para que isso não aconteça com elas", reforçou.
Na quinta-feira, e depois de atletas do Manchester United, Chelsea a Swansea terem sido alvo de insultos racistas, os líderes do futebol inglês pediram aos responsáveis das redes sociais para mostrar "decência humana básica".
Basicamente, pedem ao Facebook e Twitter que tomem medidas mais robustas para erradicar o racismo e para que as identidades dos usuários sejam verificadas.
"A linguagem usada é degradante, muitas vezes ameaçadora e ilegal", escreveram os líderes do futebol inglês, incluindo da Associação de Futebol (FA) e da Premier League, ao diretor-executivo do Twitter, Jack Dorsey, e ao presidente do Facebook, Mark Zuckerberg.
Siga todas as incidências do jogo da 4.ª jornada da Premie League
Defesa inglês salientou as principais características do avançado sueco
Empresário acusou dois jornais de difamação
Avançado em declarações à imprensa sueca no estágio da seleção
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Derrotou Miguel Azevedo na eleição realizada esta sexta-feira
Sem opção de compra
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Interrogatório do Benfica-Santa Clara