O Aston Villa esteve a horas de sofrer uma redução de 10 pontos na classificação da Premier League por não cumprir o fair-play financeiro estabelecido pela liga inglesa. Os villans, que na temporada passada terminaram em lugar de acesso à Liga dos Campeões, correram contra o tempo para conseguir vender um jogador antes do dia 30 de junho.
"Todos estavam a celebrar o apuramento para a Liga dos Campeões, mas eu e o Monchi (diretor-geral do futebol) estávamos na festa a pensar como é que poderíamos evitar a dedução de pontos que teria estragado uma temporada fantástica. Era uma bomba em contagem decrescente e nós estávamos lá para cortar os fios. Acabámos por ter de fazer uma venda importante para evitar quebrar os valores do PSR (fair-play financeiro da Premier League)", explicou Damian Vidagany, diretor desportivo do Aston Villa.
A necessidade de equilibrar as contas levou a que os villans fossem obrigados a vender um jogador, mas que não fosse importante para Unai Emery. "Se tivéssemos vendido o Ramsey, que chegou a ter ofertas, estaria tudo resolvido. Poderíamos ter colocado o Ollie Watkins no mercado ou vendido o melhor guarda-redes do mundo, Emi Martinez", confessou Monchi.
Mas todos estes jogadores eram imprescindíveis para o treinador espanhol e por isso os dirigentes do Aston Villa optaram pela venda de Douglas Luiz. O médio brasileiro era um desejo da Juventus e apesar da demora nas negociações, o clube italiano conseguiu chegar aos valores pedidos pelos ingleses – 45 milhões de euros, mais os passes dos jogadores Iling-Junior e Barrenechea que, entretanto, acabaram cedidos pelos villans -, a poucas horas da data limite para regular os valores financeiros estabelecidos pela PSR.
Este foi mais um caso polémico, pois equipas como o Everton e o Nottingham Forest não tiveram a mesma sorte. Os dois emblemas sofreram reduções de pontos na última temporada da Premier League, ainda que não tivesse tido contornos maiores, já que garantiram a permanência no principal escalão inglês.
Reds bateram os villians por 2-0 em Anfield
Rúben Dias, Matheus Nunes e Bernardo Silva foram titulares; Bournemouth e Sunderland ultrapassam os citizens
Jogo da Liga Europa tem estado no centro de uma polémica desde que os villains decidiram não disponibilizar bilhetes para os adeptos visitante
No duelo da Liga Europa entre Aston Villa e Maccabi Telavive
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils
Antigo jogador do Benfica coloca ponto final após calvário de três anos que mal o deixam andar