Record

Terminam as buscas para encontrar avião de Emiliano Sala e irmã implora para que prossigam

Jogador tinha assinado pelo Cardiff e ia apresentar-se no seu novo clube para treinar. Está desaparecido desde segunda-feira

O avião saiu de Nantes rumo a Cardiff mas desapareceu dos radares quando sobrevoava o Canal da Mancha
O avião saiu de Nantes rumo a Cardiff mas desapareceu dos radares quando sobrevoava o Canal da Mancha
O avião saiu de Nantes rumo a Cardiff mas desapareceu dos radares quando sobrevoava o Canal da Mancha
19h06 - Pouco depois de as autoridades darem por terminadas as buscas para encontrar o avião onde viajava o futebolista argentino Emiliano Sala - que desapareceu no canal da Mancha na segunda-feira - a irmã do jogador contratado pelo Cardiff veio implorar para que as mesmas prossigam. "Coloquem-se na nossa posição. Só quero o meu irmão de volta", disse.

19h04 - A Premier League anunciou esta quinta-feira que todos os jogos do fim de semana serão precedidos de um minuto de silêncio pelo argentino Emiliano Sala e pelo piloto do avião desaparecido, David Ibbotson.
15h30 - As autoridades britânicas deram por terminadas as buscas para encontrar o avião onde viajava o futebolista argentino Emiliano Sala e que desapareceu no canal da Mancha na segunda-feira. Em comunicado, o capitão David Barker refere que as famílias dos dois ocupantes do avião (Sala e o piloto) já foram informadas da "difícil" decisão: "Revimos toda a informação que nos foi disponibilizada e tomamos a decisão difícil de terminar as buscas. A possibilidade de sobrevivência é, nesta altura, extremamente remota."

comunicado




 

13h38 - Segundo a última informação prestada pela polícia de Guernsey, a ilha de Burhou foi revistada a pé, mas que nenhum vestígio da aeronave ou de quem seguia a bordo foi encontrado.







11h43 - O jornal 'The Sun' refere que o modelo do avião em que seguia Emiliano Sala, o Piper Malibu, tem um registo trágico: 160 acidentes graves, dos quais 55 foram fatais.

10h09 - O piloto Dave Henderson é o outro passageiro do avião, mas que não chegou a embarcar. Segundo a imprensa internacional, Henderson já terá sido ouvido pelas autoridades, explicando os motivos que o levaram a não seguir viagem, apesar de ter passado pelo controlo de embarque juntamente com o futebolista Emiliano Sala. 

8h17 - A polícia de Guernsey retomou esta quinta-feira as buscas para encontrar o avião em que viajava o futebolista argentino Emiliano Sala, desaparecido no Canal da Mancha desde a noite de segunda-feira. Na aeronave seguia apenas mais o piloto. 

Segundo a informação avançada, as buscas vão decorrer ao largo das ilhas de Burhou, Casquets, Alderney, na costa norte da Península do Cotentin e na costa norte de Jersey.






-----------------------------

17h22 - Terminaram as buscas por hoje. "Depois de uma busca intensa com recurso a vários aviões e um barco nas últimas 9 horas, não encontrámos rasto do avião desaparecido. A luz está a desvanecer-se e vamos suspender a busca durante a noite", explicou a polícia de Guernsey.

17h20 - Romina, a irmã do jogador, vai viajar para Inglaterra nas próximas horas com mais duas pessoas. 

17h13 - "As únicas novidades que temos é aquilo que tem sido divulgado pela comunicação social. Que a busca continua. Estamos a receber informação por parte da embaixada, da polícia local e do empresário. Queremos que a busca continue até às últimas consequências e que se façam todos os esforços para encontrar o avião. Depois se fará a investigação", disse Martín Molteni, um amigo do jogador, em nome da família.

17h07 - A imprensa inglesa está a noticiar que o piloto confessou antes do voo, no Facebook, que se sentia um pouco "enferrujado". A publicação foi entretanto apagada.

Publicação do piloto


16h48 - O Nantes anunciou que o treino de amanhã será aberto ao público e que haverá um minuto de silêncio. Entretanto, o clube colocou uma grande fotografia de Emiliano Sala à entrada do centro de treinos, onde os adeptos poderão depositar flores e outras lembraças.

16h15 - Um porta-voz da Autoridade da Aviação Civil britânica explicou que é pouco provável que a aeronave tivesse caixa negra. O peso é uma das razões por que os fabricantes de pequenos aviões não instalam este tipo de equipamento nos aparelhos. No entanto, é obrigatório que estejam equipados com um transmissor de emergência para ajudar nas operações de busca e resgate.

15h58 - Sabe-se agora que o avião era propriedade do empresário Willie Mackay. Não era agente do jogador, mas tinha participado na transferência de Emiliano Sala do Nantes para o Cardiff. 

15h40 - Já foi revelada a identidade do piloto. Trata-se de Dave Ibbotson, de natural de Scunthorpe, Inglaterra. Tinha feito o trajeto entre Cardiff e Nantes no último sábado.

13h38 - A polícia de Guernsey informa que nas últimas cinco horas foram percorridas 280 milhas, mas ainda não há qualquer vestígio do avião em que seguia o futebolista argentino. 






12h24 - As autoridades britânicas confirmam que no avião seguiam apenas o piloto e o futebolista Emiliano Sala.

comunicado






12h18 - Saiu um barco de St Catherine depois de ter sido reportada a existência de escombros na baía de Bouleuy, em Jersey. Até ao momento não se sabe se o caso está relacionado com o desaparecimento do avião em que viajava o jogador. 

11h55 - O presidente do  Cardiff esclareceu que clube propôs organizar a viagem do avançado argentino a partir de Nantes num voo comercial e que Sala terá recusado. 

11h31 - Entretanto a polícia de Guernsey fez um ponto da situação: três aviões e um helicóptero estão nas buscas. As autoridades referem ainda que estão a rever imagens de satélite e também os dados do telemóvel.

  




9h44 - A polícia de Guernsey aponta para quatro possibilidades no que aconteceu com o avião em que seguia o futebolista Emiliano Sala: ter aterrado nu m noutro aeroporto e não ter sido comunicado; terem sido resgatados por um navio que estaria a passar no local e não foi comunicado; existir um bote salva-vidas; ou estarem no fundo do mar. As autoridades avançam que estão a dar prioridade à hipótese do bote salva-vidas.









9h11 - Diego Maradona mostrou-se emocionado com o desaparecimento do avião onde seguia o futebolista Emiliano Sala: "Que tenha havido um engano no aeroporto e que Sala apareça vivo", pediu o antigo futebolista. 

8h54 -  O pai de Emiliano Sala, Horácio, admite estar a perder a esperança de encontrar o filho com vida. A mãe e a irmã do futebolista argentino vão viajar para a Europa, de forma a acompanhar toda a situação.

8h47 - Berenice Schkair, ex-namorada de Emiliano Sala, publicou na sua conta de Instagram uma mensagem emocionada face ao desaparecimento do jogador.

8h35 - A tragédia de Emiliano Sala é destaque na imprensa internacional desta quarta-feira.

8h28 - A Polícia de Guernsey, local do desaparecimento do avião, confirmou que as buscas foram retomadas, na manhã desta quarta-feira, com dois aviões.






------------------------------------

22h01 - Ouça aqui o áudio que Sala enviou antes de levantar voo: «O avião parece que está a cair aos bocados».

21H28 - As declarações de Diego Rolan, antigo companheiro de Emiliano Sala no Bordéus à rádio 1010AM do Uruguai estão a ter grande impacto: "Emiliano enviou mensagem a um amigo desde o avião e disse que tinha medo, que se não o encontrassem já sabia o que se tinha passado".

20h14 - Otamendi partilhou no Twitter uma imagem de Emiliano Sala.

18h50 - O Nantes publicou um vídeo e uma mensagem no Twitter: "Tu és mais que um jogador, Emiliano."


18h44 - Claudio Ranieri mostrou-se "devastado": "Emiliano é uma pessoa maravilhosa. É um lutador. O mundo do futebol está unido à espera de boas notícias. Rezo por Emiliano e pela sua família." 

17h57 - Através da rede social Twitter, a polícia explicou que a suspensão das buscas estará em efeito até ao nascer do sol na quarta-feira, depois de o avião ter desaparecido dos radares na segunda-feira, sobre o Canal da Mancha, a 20 quilómetros de Guernsey.

17h30 - Mãe de Emiliano Sala revela que falou com ele "antes da descolagem". Ele estava muito feliz, estava a atravessar o melhor momento da sua carreira", revelou ao jornal La Hora. Acrescentou também que a aeronace pertencia ao presidente do Cardiff.

17h22 - As buscas foram suspensas pela polícia, que crê que as possibilidades de sobrevivência são "diminutas".

16h25 - Sérgio Oliveira, jogador do FC Porto que partilhou com Emiliano Sala o balneário no Nantes, também deixou uma mensagem emocionada nas redes sociais: "Que Deus te tenha em paz, estejas onde estiveres Papi! Que grande homem és, eras ou não sei, já não sei nada amigo, só sei que nada disto é justo. As minhas orações são para ti, para a tua família, e a todos que partilharam alguma parte da vida contigo."

O post de Sérgio Oliveira


16h19 - A polícia de Guernsey mostra a área já foi procurada.



16h18 - Segundo o jornal '20 Minutes', citado pela 'France Football', Emiliano Sala terá questionado os procedimentos de segurança antes da descolagem.

16h14 - O Nantes emitiu um comunicado renovando a esperança de que "Emiliano e os outros passageiros do avião sejam encontrados sãos e salvos".



15h37 - Nova atualização sobre as buscas: Há um avião e um barco no mar, outro avião vai juntar-se-lhes após reabastecer. Já foram palmilhados cerca de 1800 km. A decisão sobre se as buscas continuarão durante a noite será tomada ao entardecer.

15h24 - Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, deixou uma mensagem no Twitter. O técnico português trabalhou com Emiliano Sala no Nantes e conhece-o bem: "Um grande jogador, um grande homem. Alguém que dá tudo no campo e na vida. Uma determinação, uma dedicação incrível. Se existem milagres, peço um agora. O meu coração, os meus pensamentos estão contigo, com a tua família e a família do Nantes."



15h22 - Os adeptos do Nantes estão a apelar a uma concentração na cidade hoje à tarde.



15h17 - Vahid Halilhodzic, treinador do Nantes, reagiu ao desaparecimento do avião. "Que querem que vos diga? Estou aterrorizado. Este período já era delicado, mas agora ficou bem mais difícil. Estamos à espera mas não temos muitas ilusões. Esperamos o pior." 

14h58 - O Cardiff emitiu um comunicado: "Ficámos chocados com a notícia de que o avião desapareceu. Esperávamos que o Emiliano chegasse ontem à noite a Cardiff e hoje seria o seu primeiro dia junto da equipa. O nosso dono, Tan Sri Vincent Tan, e o presidente, Mehmet Dalman, estão muito preocupados com a situação. Tomámos a decisão logo pela manhã de cancelar o treino e os pensamentos da equipa, do pessoal administrativo e de todo o clube estão com o Emiliano e o piloto. Queremos agradecer aos nossos adeptos e a toda a família futebolística pelo apoio neste momento difícil. Estamos a rezar por notícias positivas."

14h30 - Os jogadores do Nantes abandonam o centro de treinos, depois de terem passado a manhã juntos, à espera de notícias de Emiliano. O treino foi cancelado.

14h00 - Os jogadores do Cardiff apareceram no centro de treinos debaixo de um silêncio sepulcral. Ninguém falou com os jornalistas.

13h36 - O chefe de operações da 'Channel Island Air Search', John Fitzgerald, falou à imprensa inglesa: "Tenho a certeza que algo acabará por ser encontrado. Pessoalmente, e falo apenas por mim, não acho que exista qualquer possibilidade de eles ainda estarem vivos a esta hora. Se tivessem desembarcado em algum sítio monitorizado, as autoridades do tráfego aéreo teriam sido informadas."

13h33 - As autoridades do Reino Unido estão a contactar todos os aeródromos do sul do país para tentar perceber se a aeronave aterrou em algum deles, mas até agora não houve qualquer resposta afirmativa.

13h28 - A polícia de Guernsey voltou a fazer uma nova atualização das buscas. O mar está mais calmo, a visibilidade começou por ser boa de manhã, mas agora está a piorar. 

12h03 - A polícia de Guernsey noticiou que até agora já foram palmilhados perto de 1500 metros quatros por cinco aviões e dois barcos mas que não há sinal do avião. 

11h58 - O pai do jogador admitiu a uma televisão argentina que está "desesperado".

11h31 - A marinha francesa está a ajudar nas buscas.



11h22 - A federação francesa adiou o jogo dos 16 avos-de-final da Taça de França entre o Nantes e o L'Entente Sannois Saint-Gratien, previsto para quarta-feira. A partida vai disputar-se domingo.

11h15 - O presidente do Nantes já reagiu: "Soube há cerca de uma hora e meia, através dos jornalistas. eu nem sabia que ele tinha regressado a Nantes... É um rapaz educado, gentil e amado por todos. Penso na sua família e nos amigos. Espero que esteja bem", disse Waldemar Kita à imprensa francesa.

11h05 - A polícia de Guernsey, uma ilha no canal da Mancha, próxima do local onde o avião pode ter caído, noticiou que as buscas foram retomadas às 8 da manhã desta terça-feira. Estão mobilizados dois helicópteros, dois aviões e uma embarcação.

Vamos acompanhar a partir daqui as buscas pelo avião desaparecido, bem como todas as reações.

-------------------

O avião privado que transportava o avançado argentino Emiliano Sala para Cardiff, no País de Gales, desapareceu dos radares segunda-feira à noite e os responsáveis do clube temem o pior. 

Segundo o L'Équipe, o jogador despediu-se dos companheiros do Nantes ontem e embarcou num voo privado rumo a Cardiff, onde devia ter chegado por volta das 22 horas locais. O último contacto feito pela aeronave aconteceu por volta das 20 horas.

Foi lançada uma operação de socorro com dois helicópteros e vários barcos na área de Guernsey-Alderney, no canal da Mancha, com vista a rastrear o avião que transportava mais uma pessoa, além do jogador.

O percurso do avião
A polícia local confirmou que um barco salva vidas saiu de Alderney (uma ilha no canal da Mancha) por volta das 20h50, mas que não encontrou quaisquer vestígios da aeronave, tendo abandonado as buscas de madrugada, devido ao agravamento das condições do estado do tempo.

"Foram mobilizados meios de busca para a área, mas acabaram por ter de abandonar o local por volta das 2 da manhã por causa dos ventos fortes, condições de mar adversas e fraca visibilidade. Até agora não há qualquer sinal do avião", disse fonte da polícia.

O avião era um Piper Malibu
"O avião partiu de Nantes às 19h15 e voava a cerca de 1.500 metros de altitude. Quando passava sobre Guernsey pediu para baixar. A torre de controlo de Jersey perdeu o contacto com o avião quando este estava a uns 700 metros de altitude", prosseguiu.

A polícia acrescentou que à altura do desaparecimento da aeronave chovia, "mas nada de muito intenso". "A velocidade do vento não era muita, rondava os 30 km/h".

O avançado de 28 anos viajava de Nantes, onde jogou até este mês, antes de a equipa da Premier Legue garantir a sua contratação por 17 milhões de euros.

Sala, que recusou uma megaproposta da China para se comprometer por três anos e meio com o Cardiff, assinou o contrato, regressou a França e devia apresentar-se no Cardiff City esta terça-feira, para treinar.






Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Inglaterra

Notícias

Notícias Mais Vistas