João Tralhão treinou o defesa na formação do Benfica e analisa o reforço da equipa de Pep Guardiola
Após 12 temporadas no Benfica, as três últimas na equipa principal, Rúben Dias deixa as águias para reforçar o Manchester City e a chegada do internacional português a Inglaterra está a gerar enorme expectativa no Etihad. O central de 23 anos é a grande aposta do técnico Pep Guardiola para reforçar a defesa, um sector que é visto como o 'calcanhar de Aquiles' da equipa e que, na opinião de muitos, tem impedido os citizens de atingirem níveis mais altos, nomeadamente na Liga dos Campeões.
Para perceber melhor o que podem esperar os adeptos do City, a Sky Sports falou com João Tralhão, treinador que orientou Rúben Dias na formação do Benfica durante três épocas e faz uma espécie de raio-X ao internacional português. "Não é fácil para ele sair do Benfica porque está lá há muito tempo. Chegou tão jovem e agora está de saída. Mas, por outro lado, vai para um clube como o Manchester City, jogar na Premier League e num dos clubes mais importantes do mundo, é um desafio e ele está entusiasmado com isso", começa por referir o treinador, que desde cedo percebeu que Rúben Dias teria um futuro brilhante.
Relacionadas
"Todas as memórias que tenho dele são positivas. Ele é um exemplo e um modelo para os jovens pelo que faz em campo, nos treinos e pela forma como vive fora do campo. Desde cedo mostrou indicadores do potencial dele, que indicavam que ele faria uma boa carreira. Desde que chegou à academia eu sabia que ele ia dar-se muito bem. Mas só quando comecei a trabalhar de perto com ele, nos sub-18, percebi que estava a caminho do topo". Para Tralhão, o que mais saltava à vista "não era o talento", mas sim "a capacidade de trabalhar e o foco". "A mentalidade que ele tinha em cada treino, todos os dias... A capacidade que ele tem de competir é incrível. Ele é especial".
Liderança
João Tralhão destaca a capacidade de liderança de Rúben Dias. "Ele era o meu capitão, mas foi também capitão em todos os escalões em que jogou porque tem o perfil de um líder natural. Ele gosta de liderar e sabe como fazê-lo. Sabe ser a voz do treinador em campo e no balneário", sustenta.
Adaptação rápida e fácil
O técnico não tem dúvidas de que Rúben Dias vai adaptar-se facilmente ao estilo de jogo e às ideias de Guardiola. "O Rúben sabe jogar numa equipa com visão ofensiva e preparada para correr riscos. Está pronto para jogar numa defesa que tem de lidar com situações em que a equipa está desequilibrada e enfrenta um contra-ataque. E está pronto porque se habituou a isso no Benfica, na equipa principal e na formação. É assim que ele foi criado, assumindo riscos. Está acostumado a jogar assim e não vai ter problemas em adaptar-se a esse estilo de jogo", explica João Tralhão.
"É um jogador muito completo em termos de abordagem defensiva. Pode jogar com a linha defensiva alta e com espaço atrás dele, mas se lhe pedirem para jogar num bloco baixo também o fará. Ele é muito bom com a bola, sabe como e quando tem de fazer as coisas, por isso será capaz de adaptar-se muito rapidamente às ideias do treinador", acrescenta.
Treinador do Chelsea lamentou ainda a forma como a equipa ficou reduzida a 10 jogadores logo aos 5 minutos de jogo
Treinador do Manchester United reage à vitória sobre o Chelsea, onde o ex-FC Porto foi expulso: "Está a sentir-se pior que eu", atirou
Red devils regresam às vitórias com golo de Bruno Fernandes e duas uma expulsões na 1.ª parte
Iwobi marcou e assistiu no triunfo por 3-1 dos cottagers
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Mensagem em vídeo de pouco mais de um minuto publicado no Instagram
Luca Zidane vai representar país dos avós