Ruben Amorim fez, logo após a vitória na Liga Europa frente ao Steaua Bucareste (0-2), que garantiu a passagem do Manchester United aos oitavos-de-final da Liga Europa, a antevisão ao jogo da Premier League com o Crystal Palace (domingo, 14 horas), onde falou da importância de dois jogadores do plantel e da frágil situação financeira dos red devils.
Evolução de Garnacho. Será um elemento importante para si?
"Não acho que ele esteja a evoluir comigo. Depois do jogo com o Manchester City, mudou. A maneira como compreende algumas coisas, percebe que só quero ajudá-lo, ganhar jogos. Mudou tudo. A maneira como recupera, percebe que às vezes eu sou muito exigente no primeiro impacto. Estava habituado a um tipo de treinador diferente. Ele percebe que nunca é por mal, é sempre para o bem dele. Eu sou uma pessoa diferente. Acho que todo o mérito é dele. Está a melhorar e queremos que continue assim".
Mainoo esteve muito bem frente ao Steaua. Sente que a incerteza quanto ao futuro pode ter um impacto nas exibições dele?
"Não acho que tenha a ver com o contrato. Toda a gente em Inglaterra vê o Kobbie como um jogador muito bom, jogou a final do Europeu [jovem]. Acho que tem a ver com a posição. Não está tão confortável com isso. Antes jogava sempre, agora nem sempre. Talvez tenha algo a ver com isso. A posição exige muito dele. E hoje, senti que estava feliz ali. As movimentações, a maneira como toca na bola. E jogou melhor por isso. Portanto, acho que pode mudar de posição...".
Situação financeira do Manchester United...
"Quero ter jogadores como o Kobbie [Mainoo] e o Garnacho. Temos de melhorar a nossa academia e trazer mais jogadores assim. Isso é algo do qual todos os clubes ingleses precisam de tirar partido, da academia. É jogar, sentir a camisola, e depois vender. O nosso foco é ter mais assim".
Luke Shaw regressou aos treinos. O quão perto está de regressar aos relvados?
"Ainda vai demorar mais algum tempo. Acho que precisa de treinar mais, de passar mais tempo com os companheiros a jogar normalmente. Não só a trabalhar sozinho. Vai juntar-se a eles e começar daí. E quando sentir que é o momento certo, irá começar a ter mais alguns minutos".
Claro que Malacia sofreu uma lesão grave há alguns meses. Acha que seria melhor para ele ganhar minutos noutro sítio nesta fase?
"Com o Malacia, veremos. O que sei é que é muito difícil para ele. Ficou muito tempo de fora e agora é difícil estar em muitos jogos consecutivos. É um lateral, e neste sistema é difícil, talvez por não ser tão ofensivo como está habituado. Até pode fazer de central quando temos mais posse de bola e quando estamos a controlar melhor o jogo. É um contexto muito difícil para ele, mas é nosso jogador e vamos ajudá-lo".
Por RecordTreinador português conseguiu, ao fim de quase um ano, vencer dois jogos seguidos no comando do Manchester United, batendo Liverpool em Anfield
Red devils derrotaram o campeão em título na 8.ª jornada da Premier League
Bruno Fernandes assistiu para o golo que deu aos red devils a segunda vitória seguida na Premier League; campeão perde há três rondas
Treinador luso diz que os proprietários do Manchester United enviam sempre mensagens depois dos jogos
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool
Argentino, de 38 anos, festeja feito que não acontecia desde 2020/21
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra