Um histórico clube do futebol italiano deixou de existir. Este sábado, a equipa do Chievo Verona, que durante vários anos disputou a Serie A, não conseguiu fazer frente aos problemas económicos que há muito enfrentava.
A equipa, fundada em 1929, atuou a época passada na Serie B, chegando a alcançar o playoff de promoção, onde sucumbiu perante o Veneza. Ao iniciar esta época, o clube seria um dos candidatos à subida ao escalão principal, porém os problemas financeiros causaram a descida administrativa até à quarta divisão italiana. Apesar desta decisão, os dirigentes do conjunto de Verona tinham o objetivo de tentar reerguer o clube, mas não conseguiram encontrar um investidor antes do limite que tinha sido fixado. Assim, o Chievo deixa de existir já a partir desta temporada.
Os problemas do clube italiano aumentaram com a chegada da pandemia e as irregularidades financeiras fizeram que a federação italiana não permitisse a inscrição do clube na Serie B. Foi-lhes permitida a inscrição na Serie D, quarta divisão italiana, mas sem qualquer investidor o clube não conseguiria continuar a competir.
O Chievo subiu pela primeira vez à Serie A em 2001. Alcançou a sua melhor classificação em 2004/05, tendo jogado a pré-eliminatória da Champions League em 2005/06, onde foi eliminado pelo Levski Sofia. Nesse ano, jogou o playoff da Taça UEFA, onde caiu perante o Sp. Braga e no final da época desceu de divisão. Regressou ao principal escalão em 2007 e permaneceu lá até 2019, ano em que o clube se viu envolvido num escândalo de irregularidades financeiras que lhe fez perder três pontos capitais para a despromoção. Desde então, toda a sua estrutura se desestabilizou e iniciou-se a sua decadência, terminando este sábado com o desaparecimento total da equipa.
Árbitro inglês recorda o sucedido após a final da Liga Europa em 2022/23 entre Sevilha e Roma, à data orientada pelo técnico português
Avançado está imune às criticas que chegam de Itália. Estreou-se há 4 anos na Seleção, ao render Ronaldo ao intervalo
Método caricato implementado pelo selecionador Silvio Baldini
Treinador pede mais empenho ao avançado português
Ivan Klasnic, atualmente com 45 anos, já foi submetido a três transplantes de rins
Histórico treinador de 69 anos travava uma batalha contra o cancro da próstata
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
Ponta-de-lança Bjorn Kristensen, nascido na Noruega, foi a grande figura do encontro com um póquer