Imagens colocadas na sede de Milão geram onda de críticas
Depois dos sucessivos episódios dos últimos meses com ataques racistas a vários jogadores como Romelu Lukaku ou Mário Balotelli, a Série A lançou na segunda-feira uma campanha anti-racismo que está a gerar grande polémica entre os clubes e adeptos.
O organismo que dirige o futebol profissional transalpino colocou no hall de entrada da sua sede, em Milão, três quadros do artista italiano Simone Fugazzotto com imagens de macacos acompanhadas pela frase 'Não ao racismo'.
Relacionadas
Segundo a liga italiana, as obras expostas pretendem "espalhar os valores da integração, do multiculturalismo e da irmandade", além de "ressaltar o compromisso do mundo do futebol contra todas as formas de discriminação", mas a verdade é que a intenção dos responsáveis não está a ter o impacto desejado e nas últimas horas a entidade tem recebido duras críticas.
Nas redes sociais têm sido muitas as críticas e há houve clubes a reagir, nomeadamente Milan e Roma.
"A arte pode ser poderosa, mas discordamos muito do uso de macacos como imagens na luta contra o racismo e ficamos surpreendidos por não termos sido consultados", escreveu o Milan na sua conta oficial do Twitter.
Art can be powerful, but we strongly disagree with the use of monkeys as images in the fight against racism and were surprised by the total lack of consultation. @SerieA_EN pic.twitter.com/M7wFjhsfj2
— AC Milan (@acmilan) December 17, 2019
A Roma foi outro dos emblemas a reagir à polémica campanha da Série A: "Estamos cientes de que a liga quer combater o racismo, mas não acreditamos que este seja o caminho certo para o fazer", pode ler-se no tweet do emblema romanos.
L’#ASRoma è molto sorpresa nel vedere oggi sui social delle scimmie dipinte su dei quadri in quella che sembra essere una campagna contro il razzismo della Serie A. Siamo consapevoli che la Lega voglia combattere il razzismo ma non crediamo che questo sia il modo giusto per farlo pic.twitter.com/F0XpfiGfSl
— AS Roma (@OfficialASRoma) December 16, 2019
O avançado belga, cedido pelo RB Leipzig, e o extremo kosovar, que chega do Lille por 15,5 M€, não esconderam o entusiasmo
Médio italiano de 18 anos assina contrato com as águias até 2028
Rodolfo Tavana recordou que foi a rápida intervenção que permitiu que o agora ex-jogador pudesse ser operado a tempo
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Sem opção de compra
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United