_
Alex Honnold, o norte-americano que conseguiu o feito de escalar, sem qualquer tipo de proteção, o Taipei 101, o edifício mais alto de Taiwan, revelou que o 'cheque' que recebeu da Netflix, plataforma que transmitiu tudo em direto, "talvez" tenha sido o maior que já recebeu na vida. Ainda assim, admitiu que acaba por ser um "valor embaraçoso" quando comparado ao que desportistas de elite auferem nos dias de hoje.
"Talvez [seja o valor mais alto que já recebi]. Era algo que eu faria de borla. Se não houvesse um programa de televisão e se o edifício me desse permissão para escalar, escalaria. É algo que sei que consigo e seria incrível de qualquer maneira. Estar no topo daquele prédio sozinho é inacreditável", começou por referir, ao 'The New York Times'.
E prosseguiu: "Mesmo que não existisse todo aquele aparato, mesmo que me dessem a oportunidade de ir fazer tudo sozinho, não me importaria. Mas, neste caso, houve todo este espetáculo. E eu não estou a ser pago para escalar o edifício, estou a ser pago pelo espetáculo. Escalo o edifício sem que precisem de me pagar".
Depois de garantir, após alguma insistência, que o valor foi "embaraçoso", Honnold deu mais alguns detalhes: "Se colocarmos isto num contexto de desportos de elite, é um valor embaraçoso. Jogadores da MLB [a principal Liga de basebol do mundo] assinam contratos de 170 milhões de dólares. Pessoas de quem nunca se ouviu falar...".
Honnold, de 40 anos, foi depois questionado se o valor poderia estar na casa dos 10 milhões. E respondeu... de imediato: "Não! Ok, então nesse caso podemos dizer que é um valor verdadeiramente embaraçoso".
Ora, de acordo com o 'The New York Times', que falou com duas pessoas que tiveram acesso ao contrato, Honnold terá recebido um valor na média dos seis dígitos. A mesma fonte aponta para uma cifra a rondar os 500 mil dólares, o equivalente a 420 mil euros.
Acompanhe todas as incidências do encontro
Qualificaram-se no domingo após afastarem os Denver Broncos e os Los Angeles Rams, respetivamente.
Alex Honnold garante que foi "pago pelo espetáculo" e assume que, se tivesse a oportunidade, escalaria o Taipei 101... de graça
Tenista polaca precisou de apenas um hora e 13 minutos para afastar Maddison Inglis
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Robert Moreno deixou o comando técnico do FC Sochi, da Rússia, em agosto do ano passado
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Internacional português assinou um contrato de uma temporada com o clube do Cazaquistão
Autoridades estão à procura dos responsáveis
Protestantes capitalizaram o empate entre o líder Hearts e o tetracampeão Celtic