Sarah Abitbol, uma conhecida patinadora francesa, contou que foi abusada sexualmente durante a adolescência pelo seu treinador. A antiga atleta, hoje com 44 anos, escreveu um livro intitulado 'Um Tão Longo Silêncio', em que denuncia Gilles Beyer e faz uma série de acusações, que já levaram à demissão do presidente da Federação Francesa de Patinagem no Gelo.
Gilles Beyer - que também foi patinador artístico e campeão olímpico na década de 70 - é acusado por Sarah Abitbol de a ter violado entre 1990 e 1992, quando era seu treinador e tinha cerca de 30 anos. "Foi a primeira vez que um homem me tocou", revela a ex-atleta, acrescentando que foi pela primeira vez abusada quando tinha 15 anos.
"Durante dois anos, tu dizias à minha mãe: 'Hoje vou ser babysitter da Sarah para podermos treinar'. E tu violaste-me no parque de estacionamento, nos balneários e em cantos e recantos da pista de gelo, que nunca suspeitei que existissem", escreve a ex-atleta.
As denúncias de Sarah fizeram com que outras antigas patinadoras ganhassem coragem para contar a sua história. Hélène Godard, agora com 54 anos, revela que não foi só foi violada pelo mesmo homem, Gilles Beyer, como também por outro treinador de patinagem. A antiga patinadora diz ter sido forçada por Beyer a ter relações sexuais, na década de 70, quando tinha apenas 13 anos.
Estes casos denunciam o alegado encobrimento por parte da Federação Francesa de Patinagem no Gelo e já levou à demissão do presidente Didier Gailhaguet, pressionado pela ministra francesa do Desporto, Roxana Maracineanu.
A Procuradoria-Geral de Paris abriu, entretanto, uma investigação à suposta conduta de Gilles Beyer, acusado de violação e agressão sexual, com o intuito de apurar se há mais vítimas.
Alysha Newman aventurou-se na plataforma e tem faturado bastante
Canadiana Alysha Newman punida devido a falhas no sistema de localização
Português conquista outo na prova de omnium
Dois dias antes da cerimónia de abertura
Tomás Cruz motivou recolha de informações nas últimas semanas
Leandro Machado representou os leões, de 1997 a 1998, e o Santa Clara, em 2003. Atualmente era Secretário do Desporto da prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok
Conselheiro desportivo do PSG concedeu uma longa entrevista à TF1
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Os 18 emblemas do escalão principal gastaram 424,9 ME