1/4
No último dia dos três da edição deste ano do 'Portugal Sports Summit', a decorrer no Centro Multimeios de Espinho, o final desta manhã teve um painel com três ex-atletas de três diferentes modalidades: Carlos Teixeira (voleibol), Ricardo Moreira (andebol) e Miguel Miranda (basquetebol). O pós-carreira a gestão da respetiva transição foi o tema da discussão.
O primeiro reconhece que os atletas são como que "empurrados" para o treino no fim das suas carreira e aponta à incompetência dos dirigentes. "Somos empurrados para o treino. Eu próprio segui Educação Física. Depois do final da carreira, há uma necessidade de reconversão. Os dirigentes da modalidade têm pouca formação e eu não tenho qualquer tipo de esperança nos mesmos. O problema é que eles não são obrigados a ser melhores", afirmou o ex-voleibolista, hoje com 43 anos, que somou cerca de 300 internacionalizações pela seleção nacional.
Já Ricardo Moreira, que tirou licenciatura, mestrado e pós-graduação, realça o papel de alguns treinadores que se preocuparam com o seu percurso académico. "Agradeço ao míster Carlos Resende e ao Ljubomir Obradovic que sempre me apoiaram nos meus estudos. A licenciatura por si só não é suficiente. Eu reconheço que quando comecei a pensar no pós-carreira não estava preparado para isso. A única coisa que sabia fazer era jogar andebol. Neste aspeto, acho que o dirigente tem um papel mais importante do que o treinador", defendeu.
Por sua vez, Miguel Miranda referiu-se ao dilema da entrada de um ex-atleta no mundo empresarial e partilhou aquilo que tem sido a sua experiência com a Sports Embassy. "Eu acabei a carreira e fui para o fundo de desemprego. Como pode o atleta contribuir no mundo do trabalho? Até que ponto o mundo empresarial está aberto para as soft skills que nós possuímos? Acho que merecemos oportunidades. Por outro lado, a questão dos descontos para a segurança social só beneficia os clubes e não os atletas para o fim de carreira", alertou ainda.
Tudo sobre a melhor competição de basquetebol do Mundo, que arranca na madrugada de 22 de outubro
Clube portuense, de regresso aos grandes palcos, conseguiu a primeira vitória nesta edição da Liga Betclic e a dupla brilhou nessa partida com o Galitos
Base liderou, com grande exibição, a vitória do Esgueira em Braga na terceira jornada da Liga Betclic
Extremo norte-americano chegou ao leão esta temporada
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Inglês assinou um contrato de apenas... um mês