O ABC deu sábado um importante passo rumo aos quartos-de-final da Liga dos campeões de andebol ao derrotar o Pallamano Trieste, em Itália, por apenas um golo (28-27), depois de ter dominado a partida por completo até bem perto do final, quando viu ameaçado o triunfo até então praticamente assegurado.
Valeu então a calma e experiência de Paulo Morgado, que defendeu a repetição de um livre de sete metros. A partida fica marcada pelo menos por uma decisão polémica da dupla de arbitragem, que esteve na origem da recuperação ”fantástica” dos italianos nos segundos finais.
Com a vitória, a formação bracarense assumiu de novo a liderança do Grupo C, embora provisoriamente – o THW Kiel joga hoje com o GOG Gudme –, colocando-se numa posição privilegiada que permite pensar de forma (mais) desafogada na próxima fase da prova.
Início avassalador
A diferença de potencial entre as duas equipas começou a notar-se desde o apito inicial da dupla holandesa. A formação portuguesa, consciente da importância do encontro para as suas aspirações na prova, assumiu o controlo do jogo, com diferença a nunca ser inferior a quatro golos a partir dos 20 minutos, tendo mesmo chegado a uma vantagem de seis tentos (13-9, 37 minutos).
Contudo, a recta final do encontro foi muito complicado para os bracarenses, com o jogo a terminar debaixo de grande polémica. Um livre de sete metros contra o ABC já depois de o apito final ter soado no pavilhão, igualou o marcador a 28 golos, mas a equipa de arbitragem ordenou a repetição da falta por esta ter sido convertida sem autorização. Na repetição, Paulo Morgado defendeu.
Antes, já a confusão reinava, com toda a gente no recinto do jogo, dada a polémica que se instalou face a uma ordem da mesa, que não anotou a exclusão de Rui Almeida, permitindo que este continuasse em campo, situação que acabou por ser rectificada.
A cinco segundos do fim, o Trieste reduziu para 27-28 e os árbitros permitiram, inexplicavelmente, que a bola ficasse na posse dos italianos. O jogo prosseguiu e o Trieste, com mais dois homens em campo, beneficiaram do tão polémico livre de sete metros.
Uma grande exibição de Paulo Morgado, aliada a um bem organizado bloco defensivo, permitiram ao ABC controlar o marcador até aos 55 minutos (27-23). Demonstrando ser uma equipa superior aos italianos, o ABC “obrigou” o Trieste a render-se às evidencias.
Porém, os últimos minutos de jogo foram de grande agitação, com os responsáveis da equipa italiana sempre muito perto da mesa. Os livres de sete metros foram-se sucedendo contra o ABC, que, a jogar apenas com quatro homens em campo, foi vítima da desorientação da equipa de arbitragem.
Seleção melhorou em relação ao primeiro jogo particular entre as duas equipas em Moimenta da Beira
No 1.º de dois jogos particulares de preparação para o Europeu de 2026
Portugl inicia hoje a disputa do Torneio Terras do Demo, em Moimenta da Beira
Formação de Paulo Pereira joga esta quinta-feira em Moimenta da Beira
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils
Antigo jogador do Benfica coloca ponto final após calvário de três anos que mal o deixam andar