O pivô Luís Frade afirmou esta sexta-feira que Portugal é uma seleção a "ter em conta" no plano europeu do andebol e que já "deixou de ser underdog" há muito tempo, enquanto procura o apuramento para o Euro'2026.
Autor de 11 golos e melhor marcador da equipa das quinas na vitória de quinta-feira sobre a Roménia (37-30), em desafio relativo à primeira jornada do Grupo 8 da fase de qualificação, o jogador de 26 anos disse que os adversários têm hoje "muito respeito" pelo conjunto luso, antes da receção a Israel no domingo.
"Deixámos de ser 'underdogs'. Somos uma seleção a ter em conta. Ao nível internacional e no plano europeu, toda a gente já nos tem muito respeito. Isso leva a que outras equipas nos vejam num patamar mais acima e estejam mais motivadas. É um motivo de orgulho para nós, mas também uma dificuldade acrescida. Temos de continuar com o nosso foco e dar o nosso melhor", realçou, em declarações à Lusa.
Depois do triunfo sobre a formação romena, que é "muito dura" e "gosta de muito contacto físico", a seleção portuguesa volta a jogar no Pavilhão Municipal de Santo Tirso a partir das 17h30 de domingo, num encontro antecipado da sexta e última jornada, devido aos conflitos no Médio Oriente, que formalmente atribui aos israelitas a condição de anfitriões.
Pronto a contribuir para o quarto apuramento seguido de Portugal para Campeonatos da Europa, o jogador do Barcelona vincou que o conjunto às ordens do selecionador Paulo Pereira atravessa "um bom momento", com jogadores repletos de experiência internacional ao serviço dos respetivos clubes, o que dificulta a elaboração das convocatórias.
"Temos muita confiança uns nos outros. Qualquer elemento é sempre bem-vindo. Somos uma equipa jovem, que consegue rodar bastante gente. Temos grandes jogadores, o que dificulta a seleção do Paulo, mas sinto que ele escolhe os melhores jogadores no momento e mais aptos a elevar Portugal ao mais alto nível", referiu.
Os jogos do Grupo 8 da fase de qualificação para o Euro' 2026, que inclui ainda a Polónia, estendem-se até maio de 2025, antecedendo uma fase final que decorre entre 15 de janeiro a 1 de fevereiro de 2026, numa organização conjunta da Suécia, Dinamarca e Noruega.
Por LusaLeões não perdiam por 11 golos desde a época 2012/13 frente ao Ystads
Técnico do Sporting recorreu às redes sociais para, uma vez mais, analisar a pesada derrota frente ao Nantes
Águias somam mais um triunfo na 4.ª jornada
Sporting sofre pesada derrota no seu pior jogo da temporada
Ivan Klasnic, atualmente com 45 anos, já foi submetido a três transplantes de rins
Histórico treinador de 69 anos travava uma batalha contra o cancro da próstata
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
Ponta-de-lança Bjorn Kristensen, nascido na Noruega, foi a grande figura do encontro com um póquer