Ricardo Costa e Kiko: Momento emotivo entre pai e filho
Que imagem brutal! Grande Sporting! pic.twitter.com/eazdEBPAP2
Acompanhe todas as incidências do encontro que vai decidir o campeonato
Que imagem brutal! Grande Sporting! pic.twitter.com/eazdEBPAP2
SOMOS CAMPEÕES NACIONAIS!!!
O #AndebolSCP venceu o FC Porto por 35-33 e conquistou o 22.º Campeonato Nacional da história do nosso Clube. ORGULHO, LEÕES!!! pic.twitter.com/ov74lCiOdF
Final do jogo! O Sporting conquistou este sábado o título nacional, ao vencer na receção ao FC Porto por 35-33, em jogo da sexta e última jornada da fase final do campeonato nacional. Os leões, com um percurso quase imaculado de 27 vitórias e apenas uma derrota, precisamente contra o FC Porto na primeira volta desta fase final, já venciam ao intervalo por 18-13 e confirmaram o favoritismo, voltando a conquistar um título que lhes fugia desde 2018.
Apesar do triunfo leonino, é o FC Porto que domina o palmarés, com 24 títulos, tendo hoje visto interrompida uma série de quatro cetros seguidos, enquanto o Sporting é o segundo mais titulado, agora com 20, e o ABC o terceiro, com 13.
Na sequência de um livre de 7 metros, António Areia reduz para apenas 1 golo (34-33) já dentro do último minuto.
Leonel coloca o FC Porto a dois golos (32-30) a 3.30 minutos do final
Após um falhanço de Kiko Costa, Fábio Magalhães converte o ataque portista e reduz para 32-29, a 4 minutos do final.
O FC Porto dá tudo nos últimos minutos e consegue reduzir para três golos (31-28), a 7 minutos do final.
O espanhol Jan Gurri mete o Sporting na frente por seis golos de vantagem (31-25).
Faltam 10 minutos para o final do clássico que decide o campeonato. O Sporting tem neste momento uma vantagem de 5 golos (30-25).
Após uma excelente conversão de um livre 7 metros, Thorkelsson coloca os leões na frente por 28-22, a 15 minutos do final da partida.
Com um chapéu por cima do guardião portista, Edy Silva faz um golo de belo efeito (25-20).
Martim Costa responde ao bom momento portista e faz o 23-19, voltando a dar mais confiança ao Sporting num fase menos bem conseguida.
O FC Porto continua a reduzir o marcador e está três golos do Sporting (22-19). Faltam 22 minutos para o final
António Areia reduz a desvantagem. O FC Porto perde agora por 21-17.
O primeiro golo da segunda parte pertence a Salvador Salvador. O Sporting lidera por 19-13.
Arranca o segundo tempo. Agora é o Sporting a começar com a posse de bola.
O clássico chega ao intervalo, com o Sporting na frente por 18-13. O FC Porto entrou melhor mas os leões terminaram melhor. Cinco golos de vantagem é importante neste jogo decisivo, mas os dragões terão uma palavra a dizer no segundo tempo: recorde-se que um eventual empate beneficiará os leões.
Com seis golos, Salvador Salvador é o melhor marcador da partida. Do lado portista, Victor Iturriza destaca-se com cinco tiros certeiros.
O técnico do Sporting Ricardo Costa pede um time-out, a 2.30 minutos do descanso. Os leões na frente por 16-12.
A 5 minutos do final do primeiro tempo, o Sporting lidera o marcador por 16-12.
O brasileiro Edy Silva volta a colocar o Sporting com uma vantagem de 14-11, a 6 minutos do intervalo.
A 7 minutos do final do primeiro tempo, o Sporting lidera por 13-11.
O Sporting chega a uma vantagem de três golos pela primeira vez no encontro (12-9)
O Sporting passa para frente do marcador (7-6) e Carlos Resende manda parar o jogo a 15 minutos do intervalo.
Mantém-se equilíbrio na autêntica final do campeonato nacional, Mamadou Gassamá a fazer o empate para o Sporting (7-7) a 16 minutos do intervalo.
O Pavilhão João Rocha está ao rubro, com adeptos do Sporting em clara maioria mas o FC Porto também tem uma forte onda de apoio, com os seus adeptos a estarem localizados atrás da baliza atualmente defendida por Leo Maciel. Ambiente de final!
Sporting em inferioridade, após Orri Thorkelsson ter sido excluído dois minutos. O FC Porto aproveita para voltar a passar para a frente (5-4).
Início de partida muito movimentado, com empate (3-3)
Com 4,37 minutos decorridos, o portista Daymaro Salina atinge Mamadou Gassama na cara e causa confusão no terreno de jogo, com várias picardias entre jogadores e bancos. Resultado? Vermelho para Salina e exclusão para Suárez (pela reação).
Sporting: Leo Maciel (guarda-redes), Salvador Salvador, Edmilson Araújo Natán Suarez, Kiko Costa, Mamadou Gassama e Edy Silva
FC Porto: Nikola Mitrevski (guarda-redes), Leonel Fernandes, Pedro Valdés, Rui Silva, David Fernandez, Mamadou Dicou e Daymaro Salina
FC Porto inaugura o marcador no primeiro ataque (0-1)
A bola já rola no João Rocha! A primeira posse de bola pertence ao FC Porto
#AndebolSCP | ?? Início do Clássico dos clássicos
Vamos, Leões! LADO A LADO PELA VITÓRIA #SCPFCP // 0-0 pic.twitter.com/Yx7Feom5D6
Afinar a pontaria #AndebolSCP pic.twitter.com/mUdClrdNbP
A partida será arbitrada por Ruben Maia e André Nunes.
Já os dragões, que não vencem no João Rocha desde 7 maio de 2022, sabe que não tem margem de erro. Daymaro Salina, que renovou esta semana e recebeu elogios do presidente André Villas-Boas, foi o porta-voz da ambição. "É uma final, joga-se tudo por tudo e não prevejo um jogo muito tático nem muito bonito. Acho que vai ser um jogo de garra e coração, como quase todos os clássicos. Os jogos entre FC Porto e Sporting nunca são muito táticos, são sempre de coração e este vai ser mais um. É um jogo importantíssimo, não há margem de erro e estamos prontos para ir lá dar tudo. Vamos lutar até ao fim para trazer o penta para casa", atirou o pivô luso-cubano, ao site portista
"Acreditamos nas nossas capacidades. A época está a ser muito positiva e como este é o último jogo do campeonato, ainda para mais em nossa casa, queremos acabar da melhor maneira. Queremos muito ganhar o campeonato, já nos foge há alguns anos e esta época trabalhámos muito para chegar onde estamos neste momento. Felizmente, a decisão é em nossa casa e vamos fazer tudo para que caia para nós", perspetivou o capitão Salvador Salvador, ao site dos leões, sobre o quinto clássico esta época entre estes rivais: três vitórias para o Sporting.
O Sporting-FC Porto de hoje (18h00) no Pavilhão João Rocha é, literalmente, uma autêntica final que decide o título! Na última jornada, os leões lideram com dois pontos de avanço sobre os dragões, podendo jogar dessa forma com dois resultados para celebrar em casa a conquista do troféu que lhes escapa desde 2017/2018: vitória ou empate. Já a equipa da Invicta, está obrigada a ganhar para celebrar o pentacampeonato.
Leões batem ABC por 39-24 na 3.ª jornada do campeonato
Dragões batem Belenenses e águias derrotam FC Gaia
Dragão vai jogar hoje pela 1.ª vez em casa esta época
Ténico dos leões defrontou um "velho" conhecido
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele