O PEDIDO da Conforlimpa para que os seus atletas sejam dispensados do Mundial de Meia-Maratona foi atendido pela Federação. A confirmação foi feita pelo director técnico nacional, Jorge Vieira.
Recorde-se que a Conforlimpa havia solicitado à Federação a dispensa dos atletas atendendo a que, uma semana depois (13 de Outubro), se realiza a Taça dos Campeões Europeus de Estrada, em Faro. Jorge Vieira lamentou o facto de a prova se realizar uma semana depois do Mundial de Bristol, facto a que a própria Federação não é alheia, pois, realizando-se a competição em Portugal, poderia ter vetado a data.
Mas o certo é que a autorizou (sem conhecimento do presidente, Fernando Mota, e do próprio director técnico), talvez porque Portugal não tem estado presente nas últimas edições do Mundial de Meia-Maratona.
Entretanto, o Maratona, que também irá à Taça dos Campeões, tem posição contrária, disponibilizando os seus atletas para o Mundial, o que até pode estar relacionado com o facto de a Federação ter pago o estágio que três deles (Guerra, Eduardo Henriques e Domingos Castro) têm feito na Serra Nevada (Espanha).
É quase certo que Portugal alinhará com equipas masculina e feminina (não sucece desde 98). Podem deslocar-se cinco atletas, contando três para a equipa.
Nos homens, estão garantidos Henriques, Castro e Guerra. Nas senhoras, Fernanda Ribeiro há muito que manifestou interesse, mas Helena Sampaio e Marina Bastos não serão seleccionadas, a pedido do técnico Rafael Marques.
Portugal fecha competição com um totald e 16 pódios
Portugal soma já 10 medalhas na prova que decorre na Austrália
Ugandês chegou a andar dentro do ritmo de recorde mundial
Campeão do Mundo dos 1.500 metros continua em grande forma
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
As duas equipas já estão apuradas para o Mundial de 2026
Central cometeu dois erros flagrantes no primeiro desaire da história da canarinha frente ao Japão
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Técnico não sobrevive aos maus resultados e é demitido após desaire com o Kosovo