1/3
Isaac Nader sagrou-se esta quarta-feira campeão mundial dos 1.500 metros, em Tóquio, no Japão.
O meio-fundista do Benfica fez uma ponta final extraordinária, ultrapassando por fora vários adversários, para terminar com 3.34,10 minutos à frente do britânico Jake Wightman (3.34,12) e deixando um pouco mais distante o queniano Reynold Cheruyot (3.34,25), no último lugar do pódio.
Esta é a primeira medalha para Portugal nestes Mundiais do Japão, sendo que sexta-feira Pedro Pichardo também poderá subir ao pódio na prova do triplo salto, depois de garantir também esta quarta-feira a qualificação para a final.
É também a quarta medalha portuguesa nos 1.500 metros em Mundiais, depois das duas de Carla Sacramento, ouro em Atenas'1997 e bronze em Gotemburgo'1995, e da de bronze de Rui Silva, em Helsínquia'2005.
O atleta, de 26 anos, recordista nacional das três voltas e meia à pista, com o tempo de 3.29,37 minutos, sobe pela segunda vez em 2025 a um pódio internacional, depois do bronze na mesma distância nos Europeus em pista curta Apeldoorn'2025, desta feita ao lugar mais alto.
O algarvio, que tinha sido 12.º em Budapeste'2023 e 40.º em Oregon'2022, conseguiu o melhor resultado de sempre na distância entre o contingente nacional masculino, só igualado pelo ouro de Carla Sacramento em Atenas'1997, em femininos.
Mesmo já tendo tido contacto com o 'metal', para as imagens
Antigo avançado marroquino do Farense e do Benfica diz que o desporto está no sangue da família
Presidente da federação feliz com o título mundial conquistado pelo algarvio nos 1.500 metros
Corrida sensacional do meio-fundista português
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
Internacional espanhol trocou de clube na Austrália
Clube holandês tentou resgatar antigo jogador do clube