O britânico Mo Farah e a espanhola Ruth Beitia foram eleitos atletas europeus do ano durante a gala da Federação continental de atletismo (AEA), que decorreu este sábado, no Funchal.
Mo Farah, que revalidou os seus títulos olímpicos nos 5.000 e 10.000 metros e foi o europeu mais rápido nos 1.500, 3.000, 5.000, 10.000 metros e meia maratona, foi considerado o atleta do ano.
O britânico superou o italiano Gianmarco Tamberi, campeão europeu do salto em altura, e o alemão Thomas Rohler, campeão olímpico do lançamento do dardo.
Ruth Beitia, campeã olímpica de salto em altura no Rio2016, bateu a grega Ekaterini Stefanidi, campeão europeia e olímpica no salto com vara, e a polaca Anita Wlodarczyk, imbatível esta temporada e campeã europeia e olímpica no lançamento do martelo.
Na AEA elegeu também como promessas do ano o alemão Max Hess, campeão da Europa do triplo salto, e a belga Nafissatou Thiam, campeã olímpica do heptatlo no Rio2016.
Os vencedores foram escolhidos através dos votos de adeptos europeus, representantes dos meios de comunicação, das federações europeias e de um painel de especialistas.
Por LusaProva realiza-se já no próximo domingo
Velocista é ausência de peso na comitiva norte-americana
Vice-campeão olímpico Pedro Pichardo e Isaac Nader são destaques da comitiva
Prova estreou-se no circuito Abbott World Marathon Majors
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Evento decorre de 8 a 11 de outubro
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Governo e Comités Olímpico e Paralímpico dão continuidade aos projetos aprovados a 17 de dezembro de 2024