1/3
O queniano Sabastian Sawe venceu este domingo a maratona de Berlim, mas sem conseguir bater o recorde do mundo do seu compatriota Kelvin Kiptum (02:00.35 horas), numa manhã de muito calor e sem 'lebre' a meio do percurso.
Sawe, que se propunha bater a marca estabelecida em 2023 por Kiptum, atleta que faleceu em fevereiro do último ano num acidente de viação, cumpriu a corrida na capital alemã em 02:02.16 horas.
Na primeira metade dos 42,195 quilómetros, o queniano, de 30 anos, marcou 01:00.16 horas, com um ritmo de 02.50 minutos por quilómetro, com melhor registo do que o recordista mundial (01:00.48), mas acabou por não aguentar o ritmo.
O calor sentido durante o trajeto, acrescido da humidade na ordem dos 65%, contribuiu para a 'quebra' do queniano, o melhor maratonista da atualidade, que acabou por cronometrar 11 segundos acima do que tinha feito em dezembro de 2024 em Valência (02:02.05), na estreia na distância.
"Foi difícil, mas estava preparado para isso. Dei o meu melhor e estou feliz. Não podes fazer nada em relação às condições atmosféricas", disse no final Sabastian Sawe, acrescentando que pretende voltar a Berlim em 2026.
O recorde da maratona na capital alemã continua a pertencer ao também queniano Eliud Kipchoge, com 02:01.09 horas, em setembro de 2022, que lhe deu, então, o recorde mundial, antes de ser superado por Kelvin Kiptum em outubro de 2023, em Chicago.
Em femininos, a vitória na maratona foi para a também queniana Rosemary Wanjiru, que terminou a corrida em 02:21.05 horas.
Por LusaQueniano não conseguiu bater o recorde do mundo do seu compatriota Kelvin Kiptum
Quarteto do Botswana (2.57,76) venceu a prova, à frente dos Estados Unidos e da África do Sul
Treinadores que marcaram o percurso do medalha de ouro nos Mundial de Tóquio'25 são unânimes
Caio Bonfim levou a melhor nos 20 km marcha
Na antevisão do jogo com o Chelsea
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
A expulsão aos 22', com vermelho direto, do médio Diabate, permitiu ao Sturm Graz partir para um triunfo tranquilo
Selecionador brasileiro destaca qualidade dos dois jogadores que atuam em Portugal
Luca Zidane vai representar país dos avós
Mensagem em vídeo de pouco mais de um minuto publicado no Instagram