Samuel Barata: «Inesperadamente consegui o recorde nacional...»

Atleta português assume que o principal objetivo era voltar a competir

Samuel Barata bate recorde nacional nos 10 km em Brasov após período de lesão
Samuel Barata bate recorde nacional nos 10 km em Brasov após período de lesão • Foto: Chiara Montesano/Brasov Running Festival

Dois anos depois de ter visto , Samuel Barata voltou ao palco do 'crime', em Brasov, e num percurso que se espera estar bem medido conseguiu repetir a proeza. Os batem o registo de Isaac Nader do início do ano e significam, acima de tudo, um regresso à competição positivo para um atleta que esteve praticamente meio ano sem competir devido a problemas físicos - essa situação fê-lo abdicar dos Mundiais de Tóquio.

"É uma sensação de felicidade por voltar à competição depois de muito tempo parado, é muito satisfatório. Foi muito duro estar muito tempo parado sem competir. Estar estes meses todos sem este bichinho, sem esta ansiedade, não foi nada fácil. Estou muito contente. Fui convidado a vir aqui a Brasov fazer os 10 quilómetros e inesperadamente - posso dizer isso... - consegui aqui um recorde nacional. Vamos esperar que seja homologado, mas tudo indica que este ano está com a distância correta. O objetivo era outro: voltar à competição, voltar a ter boas sensações. Foi muito tempo sem competir. Estou muito satisfeito. Vamos agora recuperar e voltar ao treino", disse o atleta de 32 anos, que já era recordista da meia-maratona (59:40).

"Vou fazer uma meia maratona daqui a algumas semanas. Este foi um bom prenúncio para essa meia maratona. Aí estou mais confortável, porque são ritmos mais lentos. São rápidos, mas mais lentos! Hoje arrisquei correr com o grupo da frente, a 2'45/km, e depois quebrei um pouco na parte final, mas consegui recuperar o ritmo e fazer 28:00. Na meia faz-se 2'50/km, 2'55/km. Sinto-me mais confortável, apesar de serem 21 quilómetros. O objetivo aí seria fazer próximo do meu recorde pessoal. Recorde pessoal era espectacular, mas a minha expectativa é mais baixa. Mas fazendo marca próxima ficaria super satisfeito. O treino que fiz nos últimos dois meses foi bem feito. Estive muito tempo parado, mas também deu para recuperar o corpo, sobretudo a fadiga física e mental. Apesar de ainda ter algumas dores no Aquiles. Mas agarrei o treino com muita dedicação. Quando uma pessoa se dedica e acredita, os resultados aparecem, como aconteceu hoje", frisou.

Por Fábio Lima
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Atletismo Notícias
Notícias Mais Vistas