O selecionador português de basquetebol, Mário Gomes, lamentou esta sexta-feira a derrota com Israel (84-78), mas destacou, acima de tudo, o objetivo cumprido, com o apuramento para a fase final do Europeu de 2025.
"Depois de perder, não estamos propriamente eufóricos, mas estamos felizes por termos atingido o objetivo e pela forma com o atingimos", afirmou à agência Lusa Mário Gomes, deixando claro: "Foi inteiramente merecido".
A formação lusa perdeu com os israelitas, mas já entrou no jogo apurada para o Europeu, repetindo as presenças de 1951, 2007 e 2011, face ao desaire da Ucrânia com a Eslovénia, por 84-71, no outro jogo da quinta jornada de qualificação, também em Riga.
"O principal estava conseguido, mas queríamos ganhar. O facto de a qualificação ter ficado garantida antes do jogo refletiu-se. Demorámos tempo a reagir, fizemos uma primeira parte pobre em termos defensivos, mas quase conseguimos no fim", lamentou.
Mário Gomes adiantou até que, por o objetivo principal estar garantido, Portugal até criou "um novo objetivo antes do jogo", que passava por "ganhar o grupo".
"Tínhamos de ganhar os dois jogos, e podia não chegar, mas o apuramento estava no subconsciente dos jogadores, já que, para muitos, este era um objetivo de vida", disse à Lusa Mário Gomes, lembrando que Portugal já não se qualificava há 14 anos.
Perante uma equipa israelita "muito forte fisicamente", Portugal falhou o triunfo, mas, agora, quer fechar na segunda-feira a fase de apuramento com uma vitória, face à Ucrânia, num jogo marcado para Matosinhos, a partir das 19:00.
"Já falámos disso. Espero um ambiente de festa, mas que só pode passar para dentro do campo depois do jogo", frisou Mário Gomes, acrescentando: "É um objetivo importante, por respeito a nós próprios. Vamos dar tudo para ganhar o jogo de segunda-feira".
O selecionador luso lembrou que Portugal viajará desde Riga no sábado e que só terá um treino antes do jogo, mas prometeu repetir a "intensidade da segunda parte" de hoje, garantindo que, mesmo sem nada em jogo, "não é o mesmo ganhar ou perder".
Mais longe, vem a fase final do Europeu de 2025, que se realiza na Letónia, Chipre, Finlândia e Polónia, entre 27 de agosto e 14 de setembro, mas Mário Gomes já tem os objetivos bem definidos, mesmo desconhecendo os adversários -- sorteio em 27 de março.
"Ainda é cedo para pensar nisso, até porque não sabemos que equipas vão estar no nosso grupo, mas, independentemente disso, queremos ganhar jogos e ultrapassar a fase de grupos", garantiu o técnico luso.
Por LusaAnunciado na véspera da receção ao Sporting na Liga Betclic
Poste português somou oito pontos
Luca Vildoza, do Virtus Bolonha, revelou ter pouca paciência ao volante
Sérvios mais fortes na 2.ª jornada do Grupo H da Liga dos Campeões
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Médio necessitou somente de 11 jogos para convencer o presidente Serdal Adali
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão