Espanha, que eliminou a Itália, Sérvia, Argentina e Polónia qualificaram-se esta sexta-feira, por antecipação, para os quartos-de-final do 18.º Mundial de basquetebol, na China, ao entrarem a vencer na segunda fase, somando todas o quarto triunfo.
No jogo grande do dia, os espanhóis, campeões mundiais em 2006, fizeram a melhor exibição na prova, ao bateram os transalpinos por 67-60, graças a nova grande ponta final, selada com um parcial de 13-4.
Victor Claver, com sete pontos e nove ressaltos, Juancho Hernangómez, com 16 pontos, Ricky Rubio, com 15, Sergio Llull, com 11, e Rudy Fernandez, com cinco pontos, cinco assistências e cinco ressaltos, seguraram o 'cinco' de Sergio Scariolo.
Os espanhóis deram a volta a um começo muito fraco (5-15) e à quase ausência do campeão da NBA Marc Gasol, que marcou apenas dois pontos, ainda assim importantes, pois valeram uma vantagem de seis pontos (62-56), a 1.05 minutos do fim.
Na formação transalpina, destaque para os 15 pontos e cinco ressaltos de Danilo Gallinari e, pela negativa, para os escassos sete pontos de Marco Belinelli, que só acertou três de 16 'tiros' de campo e falhou os seis triplos tentados.
Também para o Grupo J, a vice-campeã em título Sérvia voltou a mostrar-se arrasadora, ao bater Porto Rico por 90-47 (49-26 ao intervalo), com 18 pontos de Nemanja Bjelica, 16 de Boban Marjanovic e 14 e 10 ressaltos de Nikola Jokic.
No Grupo I, a Polónia superou a Rússia por 79-74, depois de ter terminado os três primeiros períodos em desvantagem (22-16, 40-34 e 57-53) e ter estado a perder por 11 (40-29).
Mateusz Ponitka, com 14 pontos e nove ressaltos, e Adam Waczynski, com 18 pontos, lideraram os polacos, enquanto Andrey Vorontsevich, com 11 pontos e 10 ressaltos, e Mikhail Kulagin, com 21 pontos, foram os mais produtivos entre os russos.
Por seu lado, a Argentina dominou por completo o embate com a Venezuela, que bateu por 87-67, num embate que já liderava a meio por 13 pontos (38-25).
Gabriel Deck (25 pontos), Facundo Campazzo (12 pontos e nove assistências) e Luis Scola (15 pontos e seis ressaltos) comandaram os albi-celestes.
Os encontros de domingo, entre Espanha e Sérvia, do Grupo J, e entre Argentina e Polónia, no Grupo I, só servirão para definir quais os 'cruzamentos' nos quartos de final.
No que respeita aos jogos de classificação, entre o 17.º e o 32.º lugares, a Tunísia, do treinador português Mário Palma, estreou-se a ganhar no Grupo N, ao bater as Filipinas por 86-67, com 12 pontos e 12 ressaltos de Salah Mejri.
Por seu lado, Angola perdeu com o Irão por 71-62, num embate em que Mohammadsamad Nik Khahbahrami liderou os asiáticos, com 21 pontos, e o ex-benfiquista Carlos Morais foi o melhor marcador dos africanos, com 17.
No Grupo M, a Nigéria bateu a Costa do Marfim por 83-66, com 13 pontos e sete ressaltos de Al-Farouq Aminu, enquanto a anfitriã China superou a Coreia do Sul por 77-73, com 13 pontos e 14 ressaltos de Qi Zhou.
O 18.º Mundial de basquetebol prossegue no sábado, dia em que Estados Unidos (defronta a Grécia), Brasil (República Checa), França (Lituânia) e Austrália (República Dominicana) podem arrebatar as últimas quatro vagas nos quartos de final.
Por LusaBase da Seleção considera que perfomance dos linces foi muito positiva
Já a Lituânia de Jonas Valanciunas (Nuggets) enfrenta a Grécia de Giannis Antetokounmpo (Bucks) numa final antecipada
Internacional português, campeão pelos Celtics na NBA, respondeu às perguntas de Ricardo Araújo Pereira
Já Luka Doncic arrasou a Itália, com 42 pontos e 10 ressaltos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano