Tem 13 anos e já mede mais de 2 metros: assim é Cunha, o 'gigante' da AB Porto

Pedro Maria Araújo (à esquerda), de 1.78m, ao lado de João Mesquita Cunha (à direita), de 2.06m
• Foto: Direitos Reservados

João Mesquita Cunha, atleta do FC Porto que no último sábado se sagrou campeão pelo distrito de Porto na 16.ª Festa do Basquetebol, já é uma figura bem presente na memória daqueles que estiveram presentes por estes dias em Albufeira para acompanhar o torneio juvenil que juntou centenas de atletas masculinos e femininos dos escalões de sub-16 e de sub-14.

Apesar da tenra idade - completa 14 anos a 31 de maio -, Cunha, o 'gigante', como é conhecido nas redes sociais, foi o atleta de maior envergadura desta edição da Festa do Basquetebol. Impressione-se, mas este jovem craque, com 13 anos, tem já 2.06 metros de altura, dignos de um verdadeiro basquetebolista da NBA - a título de exemplo, Neemias Queta, o primeiro português a ser escolhido no Draft da NBA e também o primeiro a jogar na NBA, mede 2.11 metros.

PUB

Logo após a conquista do título em sub-14 masculinos, naquele que foi o seu último ano pela seleção neste escalão, Record tentou falar com João Cunha, que não escondia a emoção por saber que vai separar-se do seu treinador, Pedro David Barbosa, e de grande parte dos seus companheiros de seleção. "Tenho de agradecer tudo aos meus treinadores e aos meus companheiros de equipa. Somos muito unidos, eles sempre me apoiaram e eu a todos eles. Somos uma verdadeira equipa. A razão pela qual eu estou emocionado é por causa do meu treinador, que já não vai estar mais comigo porque eu vou para sub-16. Mas tenho de continuar concentrado e trabalhar ainda para mais para o ano voltarmos a ser campeões", começou por dizer-nos o jovem atleta do FC Porto.

Quanto ao futuro, prometeu-nos apenas muito trabalho para um dia chegar ao sonho de ser profissional de basquetebol. "Futuro? Será fruto do meu trabalho. Terei que trabalhar muito, eu sei disso. Mas não podemos nunca desistir dos nossos sonhos, temos de ir sempre atrás daquilo que queremos e eu quero chegar longe", vincou.

PUB

Antes de o deixarmos voltar para perto da família e dos seus companheiros de equipa para celebrar a conquista, Record perguntou a João Cunha se tinha algum alimento misterioso na sua dieta diária que pudesse revelar à nossa equipa de reportagem, uma questão em tom de brincadeira que motivou sorrisos ao jovem, que ainda limpava as lágrimas que ainda há poucos instantes havia vertido: "Já sou assim de nascença [risos]. Por incrível que pareça, não como nada ou faço algo de diferente. Sou simplesmente assim."

Por Sérgio Magalhães
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Basquetebol Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB