Stephen Curry, base dos Golden State Warriors, bateu na terça-feira o recorde de triplos marcados na época regular da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao chegar aos 2.974 em pleno Madison Square Garden, em Nova Iorque.
Curry partiu para o encontro face aos Knicks a um mísero 'triplo' do recorde de Ray Allen (2.973) e só precisou de três tentativas para marcar dois e isolar-se na liderança da tabela, 'obrigando' à paragem do jogo a 7.28 minutos do final do primeiro período do encontro.
O '30' dos Warriors precisou apenas de 789 jogos e 6.892 tentativas para alcançar esta marca, graças a uma sensacional percentagem de 43,1% - na lista dos jogadores com mais 'triplos' é preciso recuar até ao 168.º lugar para encontrar alguém com melhor percentagem -- Joe Harris, com 43,9.
O base dos forasteiros não escondeu a emoção, sendo felicitado por todos, incluindo os progenitores - o pai Dell Curry também foi jogador da NBA -, Ray Allen e Reggie Miller, o terceiro da lista de triplos, com 2.560 marcados, e agora comentador.
"Tive um grande apoio. Não consigo expressar o quanto honrado fiquei pela reação ao meu recorde de todo o pavilhão, estando a jogar fora. E, obviamente, foi espetacular conseguir a vitória. Por tudo, foi uma noite muito, muito, muito especial", disse Stephen Curry, após o final do encontro.
Depois de conseguir o recorde, Curry ainda marcou mais três triplos - colocou o recorde em 2.977 -, para um total de cinco, em 14 tentados, contribuindo com 22 pontos para o triunfo dos Warriors, que ganharam por 105-96.
Jordan Poole, com 19 pontos, Andrew Wiggins, com 18, Nemanja Bjelica, com 14, e Draymond Green, com oito, 11 ressaltos e sete assistências, também estiveram em evidências nos visitantes, enquanto Julius Randle liderou os locais, com 31 pontos.
Curry já era o jogador com mais triplos na NBA, mas incluindo os play-offs, fase em que o base norte-americano, de 33 anos, também lidera a lista, com 470 marcados, em 1.171 tentados, para uma percentagem de 40,1%.
Nascido em Akron, no Ohio, em 14 de março de 1988, Curry foi escolhido no sétimo lugar do draft de 2009, pelos Golden State Warriors, ao serviço dos quais fez toda a sua carreira na NBA, cumprindo presentemente a 13.ª.
Considerado por muitos como o melhor lançador da história da competição, Curry conta três 'anéis' de campeão pelos Warriors, em 2014/15, 2016/17 e 2017/18, sendo o 'Jogador Mais Valioso' da temporada regular em 2014/15 e 2015/16.
Sete vezes 'All Star' e quatro vezes eleito para a equipa ideal da competição, o jogador dos Warriors, bicampeão mundial pelos Estados Unidos, foi duas vezes o melhor marcador da competição, em 2015/16 e na temporada passada.
Equipa de Boston perdeu frente aos Utah Jazz, por 105-103
Todos os números da competição na época 2025/26
Todas as divisões e conferências
Português fez 9 pontos
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils
Antigo jogador do Benfica coloca ponto final após calvário de três anos que mal o deixam andar