Fernando Pimenta dá por terminada a temporada de 2023, com um saldo de 13 medalhas, três delas de ouro em Campeonatos do Mundo: K1 1000 de velocidade, com qualificação para Paris'2024, e K1 short race e K2 maratona, esta última conquistada este domingo, com José Ramalho.
"O 13 não é número do azar, até porque eu nasci no dia 13", começou por nos dizer em jeito de brincadeira o canoísta de Ponte de Lima, que, aos 34 anos, já soma 136 medalhas internacionais, currículo que para o seu treinador, Hélio Lucas, e para o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vitor Félix, fazem dele o melhor desportista português de todos os tempos. Fernando Pimenta é da mesma oponião?
"Acho que têm de ser os especialistas da área do desporto a fazer essa avaliação. Mas os oito títulos de campeão do Mundo que tenho, mais duas medalhas em Jogos Olímpicos, outros títulos em termos europeus, digamos que fazem com que tenha um currículo generoso", frisou Fernando Pimenta.
A comparação com Cristiano Ronaldo é muitas vezes referenciada. "Sim, existe muito gente que faz essa comperação. O Cristiano tem muitos títulos, mas ainda não venceu nenhum mundial, e também não tem medalhas olímpicas. Seja como for, o futebol tem outras grandes competições, como a Champions. Só posso ficar feliz com essa comparação", rematou.
Por Ana Paula Marques
Seleção Nacional em 15º lugar na classificação por equipas
Português terminou a 9,22 segundos do espanhol David Llorente, que se sagrou campeão
Canoísta revê-se na forma como o capitão da Seleção gera a carreira
Olímpico português quer chegar até Los Angeles'2028
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Norte-americano tinha 75 anos
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Interrogatório do Juventus-Sporting