O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou este sábado o canoísta Fernando Pimenta, que se sagrou campeão do mundo em K1 1.000 metros nos Mundiais de Copenhaga, qualificando-o de "atleta extraordinário".
Para Marcelo Rebelo de Sousa, esta conquista foi "extraordinária de um atleta extraordinário", que tem representado Portugal "ao mais alto nível e muito orgulha o Presidente da República e todos os portugueses".
O comunicado, publicado no sítio 'online' da Presidência, lembra ainda o bronze olímpico, em Tóquio2020, no dia em que Portugal conseguiu a segunda medalha na Dinamarca.
O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, felicitou hoje Fernando Pimenta, também felicitou Fernando Pimenta. "Em meu nome e em nome da Assembleia da República, felicito o canoísta Fernando Pimenta, que se sagrou campeão do mundo", pode ler-se na mensagem de felicitação de Ferro Rodrigues.
A nota destaca ainda o "extenso palmarés" do canoísta, que "representa a excelência do desporto nacional", e que "muito honra Portugal e é merecedor do reconhecimento de todos os portugueses".
Fernando Pimenta sagrou-se hoje campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final.
Completou a prova em 3.25,82 minutos, superando o campeão olímpico por 67 centésimos. O bielorrusso Aleh Yurenia conquistou o bronze, gastando mais 4,65 segundos do que o português.
Esta época, Fernando Pimenta foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 e vice-campeão da Europa.
Em Mundiais, em K1 1.000 metros, Fernando Pimenta foi campeão em 2018, em Montemor-o-Velho, 'vice' em 2017 na República Checa e bronze em 2015 em Itália e 2019 na Hungria.
Este é o segundo pódio de Portugal nos Mundiais, depois do bronze conquistado na canoagem adaptada, em VL2 200, por Norberto Mourão, que foi igualmente bronze nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020.
Seleção Nacional em 15º lugar na classificação por equipas
Português terminou a 9,22 segundos do espanhol David Llorente, que se sagrou campeão
Canoísta revê-se na forma como o capitão da Seleção gera a carreira
Olímpico português quer chegar até Los Angeles'2028
Tomás Cruz motivou recolha de informações nas últimas semanas
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Leandro Machado representou os leões, de 1997 a 1998, e o Santa Clara, em 2003. Atualmente era Secretário do Desporto da prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil
Ex-internacional belga em entrevista à 'Gazzetta dello Sport'
Conselheiro desportivo do PSG concedeu uma longa entrevista à TF1
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok