_

António Morgado "assinava por baixo" conseguir três vitórias por ano... "o resto da vida"

António Morgado conquista Troféu Calvià
• Foto: COP

O ciclista português António Morgado (UAE Emirates) afirmou que "assinava por baixo" conquistar três vitórias por ano, com o objetivo para este ano a ser a estreia numa grande Volta (Giro), onde quer ajudar João Almeida a vencer.

Apesar de ter apenas 22 anos, António Morgado já tem sete vitórias na carreira, uma das quais esta temporada, no Trofeo Calviá, em Espanha, e, em entrevista à agência Lusa, admitiu gostar de "corridas diferentes" e que prefere ganhar provas "do que fazer grandes Voltas".

PUB

"Acho que tenho feito anos bons. [...] Há ciclistas de topo mundial que não têm sete vitórias e estão há 12 anos no WorldTour. Temos que ver deste lado. Claro que se compararmos com atletas da minha idade, como o [Isaac] Del Toro, não sou tão bom, mas se compararmos com atletas bons, nomes de referência... Lembro-me agora de três, quatro nomes, que são nomes de referência, estão no top-10 mundial e têm menos de 10 vitórias. Há muitos. Tenho ganhado algumas corridas por ano. E se ganhasse três corridas por ano o resto da minha vida, assinava já por baixo", afirmou.

António Morgado disse estar "contente" com as épocas que tem vindo a fazer e que, "a correr com os melhores do mundo", ganhar três vezes já é muito bom, mas "claro que, se pudesse ganhar 20, ganhava 20".

"Três semanas são para 10, 15 ciclistas, não mais. As clássicas são quase para todos, toda a gente consegue andar bem um dia e eu prefiro fazer um dia", disse Morgado, que definiu a Volta a Flandres, um dos cinco Monumentos, como a sua corrida favorita.

PUB

Contudo, o grande objetivo da temporada é a participação na Volta à Itália, naquela que será a sua estreia em corrida de três semanas, "um primeiro teste", que Morgado acredita que pode passar, com os olhos na possibilidade de ajudar o compatriota João Almeida a vencer uma grande Volta, para depois "estar muito forte, estar constante", para conseguir discutir corridas, no verão.

"Vai ser também a minha primeira grande Volta, não sei como é que me vou sentir. Estou confiante, acho que me vou sentir bem, acho que vou estar bem, acho que vou conseguir ajudar o João e dar o meu melhor. E quem sabe ter uma oportunidade", afirmou.

Ao contrário do que aconteceu nos últimos anos, em que tentou "iniciar o mais forte que conseguia, este ano está mais gerido", mas, mesmo assim, António Morgado fez top-10 nas seis corridas que disputou, com destaque para o triunfo no Trofeo Calvià e o segundo lugar no Trofeo Serra Tramuntana, apenas atrás do belga Remco Evenepoel (Red Bull-BORA-hansgrohe), duplo campeão olímpico.

PUB

"Nunca pensei estar numa forma onde conseguisse ganhar corridas neste início da época. O único objetivo este ano é estar bem nas corridas finais do ano e no Giro. E, como este ano vou correr até ao Giro, não posso estar cansado já agora, não posso meter o meu corpo no limite já agora, não posso estar a ficar doente já agora. E claro que gostaria de estar aqui ao mais alto nível, mas acho que é para um bem maior", afirmou.

Morgado, que hoje tenta repetir o triunfo na Clássica da Figueira, tem começado sempre bem as temporadas, admitindo que sempre se deu "bem com o frio" e que é "um atleta de frio".

"Sofro mais no calor, no calor não sou tão bom. Mas, no frio, e com condições extremas de frio, sou muito bom e sinto-me sempre muito bem. Acho que é essa a única razão para eu começar bem os anos", afirmou.

PUB

Para este ano, o plano do português "foi feito para ir sempre em crescendo", o que faz que não esteja muito "bem agora nesta parte da época", até porque "não se consegue manter a forma durante um mês, dois, três, é impossível".

"E creio que agora não estou no máximo, não estou no melhor, mas creio que quando for a altura das grandes corridas vou estar bem", afirmou Morgado, que descartou uma presença na Volta a Espanha: "na minha idade não faz nenhum sentido fazer duas grandes Voltas, uma chega bem e sobra".

Por Lusa
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Ciclismo Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB