O ciclista francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ) somou este domingo o segundo triunfo consecutivo na Paris-Tours, numa 116.ª edição da clássica francesa que marcou a despedida do belga Philippe Gilbert (Lotto-Soudal).
No final dos 213,5 quilómetros, entre Chastres e Tours, Démare impôs-se no sprint final, em 4:53.01 horas, à frente do belga Edwards Theuns (Trek-Segafredo) e do irlandês Sam Bennett (BORA-hansgrohe), segundo e terceiro, respetivamente.
Um dia depois do espanhol Alejandro Valverde (Movistar) e do italiano Vincenzo Nibali (Astana) terem feito a despedida na Volta à Lombradia, hoje foi a vez de Gilbert, outro dos veteranos do pelotão, dizer adeus.
Campeão mundial em 2012, Gilbert, de 40 anos, terminou a sua última corrida na 27.ª posição, com o mesmo tempo de Démare, ainda tentando mexer com a corrida nos quilómetros finais, mas sem o sucesso de outras vezes. "Estou feliz por ter estado lá à frente no final, o que foi importante para mim, embora fosse difícil de atacar. Foi um dia divertido, mas frenético, nas estradas de gravilha, com muitas quedas, mas estou feliz por ter acabado a minha última corrida ileso", referiu.
Com 80 vitórias como profissional, Gilbert conquistou o título mundial em 2012, além de cinco 'monumentos': Volta à Lombardia de 2009 e 2010, Liège-Bastogne-Liège de 2011, Parix-Roubaix de 2019 e a Volta a Flandres de 2017.
O português Rui Oliveira (UAE Emirates) terminou a corrida na 65.ª posição, a 3.28 minutos de Démare.
Por LusaCiclista espanhol deixou a UAE Emirates no final da temporada
Esta sexta-feira foi feita a leitura do acórdão do julgamento da operação 'Prova Limpa'
Português de 36 anos vai iniciar a 11.ª temporada ao serviço da formação espanhola
Anúncio dos líderes nas Grandes Voltas aconteceu durante o estágio que está a realizar em Maiorca
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana