1/2
O ciclista britânico Jake Stewart (Israel-Premier Tech) estreou-se hoje a ganhar no WorldTour, ao vencer ao sprint a quinta etapa do Critério do Dauphiné, que continua a ser liderado pelo 'azarado' Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step).
O britânico de 25 anos contrariou a supremacia do 'comboio' da Lidl-Trek e impôs-se no final dos 183 quilómetros entre Saint-Priest e Mâcon, à frente do francês Axel Laurance (INEOS) e do norueguês Soren Waerenskjold (Uno-X), com o favorito Jonathan Milan (Lidl-Trek) a ser apenas quinto, com as mesmas 04:03.46 horas do vencedor.
O camisola amarela Remco Evenepoel caiu dentro do quilómetro final, mas manteve a liderança da geral, com quatro segundos de vantagem sobre o alemão Florian Lipowitz (Red Bull-BORA-hansgrohe).
O neerlandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck) subiu a terceiro, a 14 segundos do belga da Soudal Quick-Step, depois do espanhol Iván Romeo (Movistar) ter perdido tempo, ao contrário do seu companheiro português Ruben Guerreiro, que chegou no pelotão, no 26.º posto.
Antes da entrada nos Alpes, foram várias as movimentações no pelotão, com a fuga do dia, que incluía o campeão olímpico de omnium Benjamin Thomas (Cofidis) -- o homem que 'negou' o ouro ao português Iúri Leitão em Paris2024 -, a ser anulada já dentro dos derradeiros 2.000 metros.
Numa jornada tranquila na discussão da geral, na qual Ruben Guerreiro ocupa o 63.º lugar, o destaque foram os abandonos, devido a queda, do colombiano Harold Tejada, sétimo classificado à partida para a quinta tirada, e do sprinter alemão Pascal Ackermann (Israel-Premier Tech).
Também Remco Evenepoel ficou 'embrulhado' numa queda nos metros finais, mas não perdeu tempo, uma vez que caiu dentro dos três derradeiros quilómetros -- foi-lhe atribuído o mesmo registo do vencedor.
"Estava a sair da rotunda, queria acelerar e deslizei. As minhas mãos estavam escorregadias devido à humidade e talvez tenham saído do guiador ou comecei a pedalar demasiado cedo. [...] Mas não há mazelas graves, só pequenos arranhões", descreveu o camisola amarela.
Na sexta-feira, os candidatos à geral terão novo teste, nos 126,7 quilómetros entre Valserhône e Combloux, que incluem uma contagem de primeira categoria e duas de segunda, a última das quais a coincidir com a meta.
Por LusaCiclista dinamarquês 'roubou' 4 segundos ao corredor português antes da etapa decisiva
Ciclista da Visma aproveitou um sprint intermédio para deixar o corredor português da Emirates um pouco mais longe. Ainda assim, tudo em aberto para amanhã
Equipa de ciclismo vai correr com o nome IPT nos Grandes Prémios do Quebeque e Montréal, para prevenir eventuais incidentes comparáveis aos que se verificam na Vuelta
Camisola vermelha perdeu 10 segundos para o ciclista português
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Sem opção de compra
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham