Francisco Campos (Miranda-Mortágua) sagrou-se este sábado campeão nacional de sub-23, após uma exigente corrida em Gondomar, onde decorrem, este fim de semana, as provas de fundo dos Nacionais de Ciclismo de Estrada.
Campos foi o melhor no final dos difíceis 159,3 quilómetros, que cumpriu em 4:24.09 horas, deixando André Carvalho (Team Cipollini), o segundo classificado, a três segundos. David Ribeiro (Liberty Seguros-Carglass) fechou o pódio, ao concluir as nove voltas do percurso a 11 segundos para o novo campeão.
Com um percurso seletivo, um 'rompe pernas' constante que se tornaria muito exigente com o acumular de quilómetros, Francisco Campos reservou forças nas primeiras cinco voltas para só depois atacar a frente de corrida na companhia de outros fugitivos.
À entrada para a última volta, eram nove os elementos na discussão do título, mas o corredor de 19 anos soube esperar o momento certo para desferir o ataque para o triunfo.
"Ainda estou a digerir esta vitória, a melhor da minha carreira até hoje. Fiz uma corrida muito tática e consegui ser frio até ao fim. Tem sido um ano fantástico", explicou o jovem ciclista da Penafiel, que está a cumprir o segundo ano como sub-23.
O duro traçado de Gondomar, onde no domingo os elite vão lutar pelo título nacional, fez sérios 'estragos' no pelotão de sub-23: dos 71 corredores que alinharam à partida, apenas 22 chegaram ao fim.
Por LusaProcesso 'Prova Limpa' envolve 26 arguidos
Haverá ainda uma curta passagem pela Suíça. Final será em Roma
Campeão mundial deixa mensagem ao selecionador nacional que se reformou após quase 25 anos no cargo
Operação com 26 arguidos incluindo os ex-corredores da W52-FC Porto
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Cliver Huamán é apaixonado por relatos de futebol e transmitiu o Flamengo-Palmeiras para os seus seguidores
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central